40 Versículos de Gratidão

Por Ana Clara Nigra •  Atualizado: 25/08/22 •  20 min de leitura

Já pensou em quanto devemos ser gratos a Deus? Devemos cultivar a gratidão em todo instante, agradecer pelos acontecimentos em toda nossa vida é essencial para viver em paz!

Dentro da palavra de Deus, encontramos inúmeros versículos de gratidão para viver gratos conforme a vontade do Pai! Por isso, separamos os principais versículos de gratidão para você refletir e se analisar com base na palavra. 

Nos acompanhe e aprenda como ser grato conforme os versículos de gratidão:

Versículos de Gratidão:

1 Tessalonicenses 5:16-18

“Estejam sempre alegres; orem sempre; e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”

Quando vivemos com gratidão a Deus, é essencial mantermos a intimidade com Deus, é fundamental orar sempre e agradecer por tudo em nossas vidas! Quando criamos esse hábito de agradecer, vivemos com mais alegria e estamos mais dispostos para viver a obra!

versículo de gratidão mulher guarda chuva amarelo alegria

1 Crônicas 16:8

“Agradeçam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez.”

Quando a Bíblia diz sobre darmos graças, vai muito além de praticar a gratidão a Deus, quando damos graças a Ele estamos querendo trazer conhecimentos sobre suas obras, para todos analisarem e perceberem o mover de Deus em nossas vidas, então, que sejamos gratos sempre mas também anunciemos o agir do Pai!

Salmos 7:17

“Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao Senhor, o Deus Altíssimo.”

Durante esse salmo, podemos perceber o quanto o Senhor nos protege, Ele és a nossa base e segurança e por isso devemos ser gratos e louvar alegremente. precisamos dar graças ao Pai por ser justo conosco, por cuidar de cada um e trabalhar conforme a sua justiça!

versículos de gratidão homem adorando gratidão

Colossenses 3:17

“E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.”

Quando vivemos para a obra de Deus, tudo que iremos fazer temos que fazer em nome dEle, não podemos nos dar a glória sobre nossos feitos mas sim glorificar ao Pai, pois agimos e trabalhamos por meio de Seu nome! Em quase todos os versículos de gratidão podemos aprender que devemos agir por meio de sua graça e não pela nossa.

1 Timóteo 1:12

“Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo.”

Em toda nossa vida, vivemos disponíveis para trabalhar conforme a vontade de Deus e em algumas situações não gostamos tanto da situação onde Ele nos colocou, não gostamos da circunstância ou o que nos foi mandado para fazer. Porém, pense bem, pense em quanto é gratificante ser conduzido pelo Pai para trabalhar em sua obra, seja grato por poder viver para Cristo, independente da situação!

Salmos 50:23

“Aquele que me traz ofertas de gratidão está me honrando, e eu salvarei todos os que andam nos meus caminhos.”

Viver em gratidão é uma linda forma de adoração, quando vivemos em gratidão reconhecemos todos os feitos de Deus e nos alegramos do seu agir! Durante o velho testamento, o povo oferecia sacrifícios a Deus sempre que podiam e hoje nós podemos nos oferecer como sacrifício ao Pai. 

Adorar a Ele sem exitar é uma forma de sacrifício, ser grato de todo seu coração mesmo que não seja aquilo que você queria é uma forma de sacrifício, se oferece como sacrifício e dê graças a Ele

Gálatas 2:20

“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.”

Percebe o quanto devemos ser gratos pelo imenso ato de amor que Cristo ofereceu por nós? Devemos ser gratos porque Ele vive em nós, Ele se entregou por amor e hoje vive conosco dia após dia! Jesus é o próprio motivo para sermos gratos, gratos pela vida, gratos pelo seu amor!

1 Samuel 27:28

“Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao Senhor. Enquanto ele viver, pertencerá ao Senhor. Então eles adoraram a Deus ali.”

Ana clamava de todo seu coração e pedia um filho a Deus, seu sonho era ser mãe, o Pai escutou as suas orações e lhe deu Samuel. Ana agiu de acordo com a gratidão que sentiu e entregou seu maior sonho para Deus. Imagina, você clama para realizar um sonho seu e quando recebe o entrega a Deus novamente, por ato de gratidão! 

Salmos 30:11-12

“Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó Senhor, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre.”

O Senhor Todo Poderoso é capaz de mudar toda a nossa situação, dar vida ao que estava morto e trazer alegria para o que é triste, é essencial reconhecer e agradecer a Deus pelos seus feitos, devemos louvar em gratidão e dar graças ao seu nome:

2 Crônicas 29:31

“Então Ezequias disse ao povo: —Vocês se dedicaram ao serviço de Deus, o Senhor; portanto, venham ao Templo e ofereçam sacrifícios como ofertas de gratidão a Deus. O povo fez o que o rei mandou; e alguns, por vontade própria, apresentaram sacrifícios para serem completamente queimados.”

Você se sacrifica por Deus? Você entrega tudo o que tem e continua confiando? É essencial entregarmos todas as nossas prioridades e preocupações nas mãos de Deus, oferecer nossas conquistas por meio da gratidão agrada o coração do Pai! Viver conforme a sua vontade e agir como Ele agiu é um grande sacrifício, sacrificar nossas vontades e desejo deixará tudo mais tranquilo. 

Efésios 5:4

“Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.”

Quando as coisas não funcionam conforme planejamos, nossa primeira reação é nos irritar, surtar e querer xingar tudo que vemos pela frente, é normal, somos seres humanos. Porém, a palavra de Deus nos ensina a substituir as reclamações e burburinhos por expressões de gratidão a Ele, aos seus feitos, os planos de Deus são maiores que os nossos, então agradeça quando não for do seu jeito!

Filipenses 1:3

“Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus.”

Comece a agradecer a Deus pela vida de quem você ama, parece besta, mas é muito sério. Comece a agradecer pela sua família, pelos seus amigos e pela vida de todos que vivem ao seu redor. A gratidão faz parte do amor, seja grato por quem você ama!

Salmos 136:3-4

“Dêem graças ao mais poderoso de todos os senhores; o seu amor dura para sempre. Somente o Senhor faz grandes milagres; o seu amor dura para sempre.”

Nesse lindo salmo, é nos apresentando inúmeros fatos de quão grande é o amor de Deus por nós, o povo de Israel sempre tiveram motivos para dar graças ao Pai e hoje nós temos o direito de sermos gratos por nos ter feito seus filhos. Somos gratos por viver esse amor tão grande, a bondade e misericórdia do Pai que duram para sempre!

1 Timóteo 4:4

“Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento”

Tudo que Deus criou é bom, você entende o que isso significa? Todas as criaturas do mundo e toda matéria criada pelas mãos do Pai são boas, até mesmo o que não gostamos! Muitas vezes, podemos não gostar ou querer que algo fosse diferente, mas a palavra nos ordena que nada deve ser rejeitado, mas sim devemos ser gratos!

Isaías 25:1

“Ó Senhor, tu és o meu Deus. Eu te adorarei e louvarei o teu nome, pois tens feito coisas maravilhosas; tens cumprido fielmente os planos seguros que há muito tempo decidiste fazer.”

Sabemos que os planos de Deus são melhores que os nossos e que o tempo dEle não é o mesmo que o nosso! Nesse verso, Isaías expressa o quanto é grato pelo agir do Pai, expressa tamanha gratidão pela fidelidade de Deus por cumprir o que prometeu!

1 Pedro 1:3

“Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.”

A palavra expressa de forma clara e eficaz o quanto devemos ser gratos pelo ato de amor de Cristo por nós! Entregar seu filho unigênito para que possamos viver em paz livre da prisão do pecado! Que possamos ter mais gratidão quando pensarmos no amor de Deus por nós!

João 6:11

“Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade.”

A palavra nos ordena o quanto devemos dar graças ao Pai por tudo que temos, mesmo que talvez não seja aquilo que queríamos. Gosto de imaginar que aquela multidão faminta olhava para os pães e peixes e imaginavam que não seria suficiente, porém, o Senhor nos ensina que quando demos graça a Ele seremos abençoados!

Salmos 91:9-11

“Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa. Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for”

A palavra nos afirma várias vezes o quanto Ele nos protege e nos defende, o tempo todo e a todo instante. Saber que nada irá nos afetar porque vivemos seguros nEle é gratificante o que torna tudo mais fácil! Viver seguros nos braços do Pai é o maior motivo para sermos gratos!

Hebreus 13:15

“Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.”

Louvar ao nome de Deus é uma linda forma de expressar gratidão aos seus feitos, a palavra nos diz que é a oferta dada a Deus de forma natural, que sejamos gratos a Ele e podemos demonstrar em forma de louvor!

Colossenses 1:12-14

“E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo. Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados.”

Sejamos gratos porque Ele nos torna capaz de realizar o que nos foi prometido, com o amor do Pai somos capacitados para cumprir e viver o que Ele nos ordenou. Devemos ser gratos porque não somos mais escravos do pecado, quando vivemos por Ele temos mais segurança para agir conforme sua vontade.

Números 6:24-26

“Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz. ”

O Pai nos abençoa a todo instante, somos guardados e amados por seu imenso amor de Pai, por isso devemos encher nosso coração de gratidão. Que sejamos gratos pelo amor e bondade dEle por nós!

Jonas 2:9

“Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o Senhor! ”

A nossa salvação vem do Pai, somente Deus pode nos salvar, Ele é a nossa segurança e paz. Sem o seu amor e a sua segurança não conseguiremos viver, não teremos forças para seguir em frente, que podemos viver gratos pelo seu cuidado e por cumprir oq promete!

Salmos 150:6

“Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!”

Tudo que tem fôlego deve louvar ao nome de Deus, devemos louvar por estarmos vivos pela graça dEle! Todos devem adorar a Ele pela oportunidade de vivermos debaixo de sua proteção e amor! Adore por gratidão a Deus! 

Lamentações 3:58

 “Ó Senhor, tu vieste me socorrer e salvaste a minha vida.”

Sabemos o quanto Deus nos protege e nos salva em qualquer situação, não importa onde estejamos sua mão sempre irá nos proteger. Por isso, devemos ser gratos a todo instante pela sua proteção e salvação, nosso coração deve ser cheio de gratidão pelo feito dEle em nossas vidas.

Efésios 1:3

“Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial.”

Aprenda a ser grato pelo dom que Deus te deu, mesmo que não seja o que você gostaria ou preferiria viver, seja grato por poder viver em união com os irmãos e ser unido com Cristo! Não negue seu dom ou queira outro, seja grato pelo que lhe foi escolhido.

Salmos 139:2-4

“Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.”

O Senhor nos conhece por inteiro, podemos confiar em tudo que iremos fazer pois Ele sabe exatamente o que pensamos e como queremos executar, Ele nos vê quando queremos nos esconder de todos. É extremamente gratificante ser conhecido por Deus, é um grande motivo para vivermos gratos! 

Eclesiastes 4:9-10

“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.”

Agradeça pela vida de quem está com você, seja grato a Deus por quem te acompanha e caminha com você! A palavra nos mostra o quanto estar acompanhado de um amigo é importante, ter com quem contar e confiar faz a caminhada ser mais tranquila, então agradeça por quem está ao seu lado! 

João 12:46-47

“Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão. Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo.”

Jesus Cristo afirma inúmeras vezes que não veio para julgar os pecados e erros de ninguém, veio para salvar cada uma dessas pessoas, veio acolher todos os que cometem erros, até porque, todos cometemos. Quando cremos no nome de Jesus, a sua luz iluminará toda a escuridão de nossas vidas, quando adoramos e vivemos por Ele somos iluminados!

Colossenses 4:2

“Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.”

Paulo deixa claro que o hábito de orar deve ser mantido sempre, manter essa intimidade com Deus é essencial, orar agradecendo pelos seus feitos e pela sua vontade é fundamental! Expresse ao Pai a sua gratidão por viver aquilo que Ele determinou.

Salmos 103:17-18

“Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos.”

O amor de Deus por nós é imensurável, não há nada nesse mundo que possa nos afastar do amor dEle. Aprendemos que a bondade de Deus permanece para sempre, todos aqueles que honram e vivem para a glória dEle irão viver com o seu amor para todo o sempre!

Neemias 9:31

“E, mais uma vez, porque a tua misericórdia é grande, tu não os abandonaste, nem os destruíste. Tu és Deus misericordioso e bondoso!”

Se pararmos para analisar todos esses versículos de gratidão, percebemos que a maioria expressa o quanto é gratificante ser cuidado por Deus. O cuidado e o amor do Pai por nós é tão grande quanto tua misericórdia! Sem o cuidado e o afago de Deus de nada seríamos, a bondade de Deus nos permite viver em paz! Sejamos gratos por esse grande amor por cada um de nós!

2 Samuel 22:47

“O Senhor Deus vive. Louvem aquele que é a minha rocha, anunciem a grandeza do poderoso Deus que salva a minha vida.”

A palavra nos afirma inúmeras vezes o quanto o Senhor cuida de cada um de nós. Nesse versículo, podemos perceber com clareza a gratidão em adorar a Deus por ter salvado sua vida, temos a ordem de anunciar a grandeza da bondade e cuidado do Pai por todo o mundo!

 Salmos 56:12-13

“Ó Deus, eu te darei o que prometi, eu te darei a minha oferta de louvor porque me salvaste da morte e não deixaste que eu fosse derrotado. Assim, ó Deus, eu ando na tua presença, eu ando na luz da vida.”

Devemos expressar nossa gratidão aos seus feitos da melhor forma, Davi expressava sua gratidão a Deus através de ofertas de louvor. É extremamente importante reconhecer o quanto fomos salvos da morte e temos a oportunidade de andar na luz de Deus.

Esdras 8:23

“Assim nós jejuamos e oramos, pedindo a Deus que nos protegesse, e ele atendeu as nossas orações.”

Inúmeras vezes percebemos nesses versículos de gratidão, o quanto orar e clamar a Deus de todo nosso coração é essencial, devemos orar como forma de agradecimento! Quando pedimos algo a Deus de todo o nosso coração e nos sacrificamos para que Ele venha realizar, ele atende as nossas orações. Que podemos ser gratos quando ele ouvir e atender nossos desejos, podemos jejuar e orar em forma de agradecimento pelo seu agir!  

João 17:3 

“E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo”

Deus entregou seu único filho, Jesus Cristo para se entregar por amor, por conta de seu sacrifício somos livres para o adorar em união, seu grande ato de amor nos trouxe a oportunidade de aproveitar a vida eterna através de seu amor e a sua vinda!

Jeremias 29:11-13

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.”

O Senhor nos conhece por inteiro, conhece nossos desejos e vontades e os planos perfeitos para nossas vidas. Sabemos o quanto os sonhos de Deus são maiores que os nossos, sabemos que o que Ele tem preparado para nós não podemos nem imaginar! E por isso, devemos adorar em forma de gratidão, devemos orar e clamar ao seu nome para expressar o quanto somos gratos! 

Filipenses 4:4-5

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo.”

Devemos viver em alegria e unidos com o Pai em forma de agradecimento pelos seus feitos, não podemos ficar ansiosos ou tristes porque as coisas não foram como queríamos, mas temos que lidar com alegria por Ele ter agido em nosso meio! Que sejamos gratos por tudo, pois o Senhor logo virá! 

Marcos 5:34

“E Jesus disse: —Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.”

Quando cremos nEle e em todos os milagres e feitos que Ele possa realizar em nossas vidas, vivemos livre do sofrimento. Às vezes, o que julgamos ser impossível aos olhos naturais, o Senhor nos mostra que com a fé podemos ser curados e livres! 

Salmos 36:7-9

“Como é precioso o teu amor! Na sombra das tuas asas, encontramos proteção. Ficamos satisfeitos com a comida que nos dás com fartura; tu nos deixas beber do rio da tua bondade. Tu és a fonte da vida, e, por causa da tua luz, nós vemos a luz.”

Nos braços do Pai estamos seguros e satisfeitos, pois teu amor e tua graça nos basta! Jesus é a nossa fonte de vida, nosso incentivo e aquele que nos sustenta a todo momento. Devemos viver com alegria e gratidão pelo seu imenso cuidado e amor!

1 Samuel 1:27

“Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao Senhor. Enquanto ele viver, pertencerá ao Senhor. Então eles adoraram a Deus ali.”

Ana tinha o maior desejo em se tornar mãe, era o que mais queria em toda a sua vida, por isso se humilhou e clamou ao nome de Deus, clamava por um filho. Então, Deus ouviu a sua oração, escutou o seu clamor e realizou aquilo que ela sempre pediu! Ao decorrer da história sabemos que Ana entrega Samuel a Deus para agradecer.

Conclusão:

Agora que eu te listei os melhores versículos de gratidão, espero que você possa refletir na palavra de Deus e se analisar um pouco mais, será que você está vivendo com base na gratidão? Você está agradecendo por cada feito dEle em sua vida?

Te agradeço imensamente por ter nos acompanhado até aqui, que o Senhor possa te ensinar um pouco mais a ser grato e venha te abençoar grandemente!

Deus te abençoe!

Ana Clara Nigra

Tenho 16 anos, me chamo Ana Clara. E estou tentando através dos meus textos e poesias, falar sobre Cristo, e o amor dEle por nós. Sou jovem, e em muitas das minhas escritas, eu retrato sobre dificuldades que nós jovens passamos na caminhada com Deus.