Há uma divisão na Igreja. Bem, há muitas divisões na Igreja. Mas uma das mais preocupantes, penso eu, gira em torno da idéia de adoração: é uma divisão entre aqueles que entendem o que significa adorar a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:24) e aqueles que não.

Essa divisão da Igreja resulta em congregações apáticas e suspeitas de “carismático”.

Todos nós já ouvimos alegações de que “adorar não é apenas cantar”. Mas vamos ser honestos: essas palavras ressoam com menos e menos verdade quando os outros aspectos de nossas vidas não refletem nenhuma medida de adoração.

Eu acredito firmemente que a adoração é um dos aspectos mais importantes da nossa vida cristã, se não o mais importante. Como resultado, Satanás o mirou diretamente, profusamente e sem cessar. E por isso, é vital entender o que realmente significa adorar – e por que, sim, adorar é muito mais do que apenas cantar na igreja.

COMBATE À IGNORÂNCIA

Se houver uma divisão na igreja que possa ser tratada, ela deve ser tratada. A Bíblia é clara: a única maneira de abordar, desafiar e corrigir questões dentro da Igreja, sejam elas de natureza cultural ou religiosa, é observando o que a Bíblia diz.

Ao escrever para Timóteo, o apóstolo Paulo exorta seu jovem aluno ao valor da Palavra de Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e treinar a justiça, para que o homem de Deus possa esteja completo, equipado para toda boa obra ”(2 Timóteo 3: 16-17).

A extensão natural disso é a necessidade de os cristãos serem ensinados. Não vamos apenas entender as realidades da verdadeira adoração simplesmente entrando em um santuário. Os bebês aprendem sua língua nativa ouvindo palavras ditas repetidamente. No entanto, eles não entendem o que essas palavras significam até serem ensinadas a entender qual palavra pertence a qual objeto ou ação.

As palavras devem ter significado para serem usadas corretamente, e o mesmo se aplica a ações e idéias.

Quem afirma que “adorar não é apenas cantar” está correto – devemos ser muito claros nisso. Da mesma forma, nem todos adoram a Deus exatamente da mesma maneira: para alguns, levantar as mãos ou dançar nos corredores pode legitimamente parecer errado para eles, enquanto para outros não levantar as mãos e dançar na música é errado – não se pode repreender o outro. , pois não podemos saber o que está no coração de outra pessoa.

Mas devemos fazer a pergunta: Por que você não levanta as mãos, dança de alegria e grita ao Senhor? Pois essas não são idéias modernas, introduzidas de uma sociedade secular na igreja de Deus – como muitos sugeriram há muito tempo. Antes, vemos repetidamente ao longo do Antigo Testamento o povo escolhido de Deus responder à presença de Deus com alegria não refinada e irrestrita.

A ARCA DA ALIANÇA

Por mais de 400 anos, a Arca da Aliança viajou com o povo de Deus, simbolizando a presença de Deus com eles. Em 2 Samuel, Davi inicia o longo processo de mudança da Arca da Aliança para Jerusalém, e “Davi e toda a casa de Israel estavam celebrando diante do Senhor com todos os tipos de instrumentos de madeira de abeto, liras, harpas, pandeiros, sistrums e pratos. ”(2 Samuel 6: 5).

Mais tarde, quando a Arca da Aliança finalmente chegou a Jerusalém, “Davi estava dançando com toda a força diante do Senhor” (2 Samuel 6:14). Diz-se que Davi dançou tão violentamente que “Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando diante do Senhor, e ela o desprezava em seu coração.” (6:16) Mais tarde, quando Davi voltou para sua presença, ela zomba dele para sua exibição:

“Como o rei de Israel se honrou hoje!”, Disse ela. “Ele se expôs hoje à vista das escravas de seus súditos, como uma pessoa vulgar se exporia” (6:20).

A resposta de Davi deve ser todas as nossas respostas quando somos vistos adorando a Deus:

“Eu estava dançando diante do Senhor que me escolheu em lugar de seu pai e de toda a sua família para me designar governante sobre o povo do Senhor Israel. Celebrarei diante do Senhor, e me humilharei ainda mais e me humilharei ”(6: 21-22).

Os salmistas foram igualmente efusivos em seu desejo de louvar a Deus com tudo o que tinham: “Louvado seja o Senhor com a lira; faça música para ele com uma harpa de dez cordas ”(33: 2); “Cante uma nova canção ao Senhor … Grite ao Senhor, por toda a terra; seja alegre, grite de alegria e cante ”(98: 1,4).

ADORAÇÃO EM NOSSAS IGREJAS

O Novo Testamento descreve adorar a Deus um pouco diferente, como é de se esperar em uma série de livros baseados no propósito de Jesus de cumprir a lei (Mateus 5:17) de uma maneira que a reinterpretasse para todos. A adoração não mais teria a forma como se tornara – uma série ritualística de devoções mecânicas centradas em torno do templo em Jerusalém.

Em vez disso, Jesus disse à mulher samariana que “está chegando uma hora em que você adorará o Pai nem nesta montanha nem em Jerusalém … está chegando uma hora, e agora está aqui, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. ”(João 4: 221, 23)

Isso começa a tomar mais forma quando lemos Paulo, escrevendo aos romanos:

“Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, exorto-vos a apresentar seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o seu culto espiritual. Não se conforme a esta era, mas seja transformado pela renovação de sua mente, para poder discernir qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus ”(Romanos 12: 1-2).

O fato de “lermos” vincula essa instrução a todo o ensino de Romanos até esse ponto – em outras palavras, as muitas instruções sobre como viver uma vida divina representam como devemos estar adorando a Deus. Everett F. Harrison e Donald A. Hagner dizem que a idéia de adoração de Paulo aqui “capta não apenas a idéia da adoração a Deus, mas abrange toda a extensão da vida e atividade do cristão”.

Quer estejamos na igreja cantando, orando ou servindo; ou estamos vivendo nossa vida no trabalho, em casa ou no lazer, adorar a Deus deve ser uma extensão natural de tudo o que fazemos. Além disso, adorar a Deus deve ter a mesma aparência em nosso coração, trabalhando ou assinando, orando ou brincando.