E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras … – Hebreus 10:24

Um dos filmes de maior bilheteria de 1991, com seis indicações ao Oscar, foi Thelma e Louise . Anunciada como um filme de estrada feminino, a história segue a libertação de duas mulheres reprimidas que iniciam o filme em uma viagem de pesca, mas acabam fugindo.

No final, encurralados no Grand Canyon e querendo evitar a captura, eles tomam a decisão final de dirigir do penhasco para o canyon. O filme termina com uma moldura congelada do carro no ar e os créditos começam com a montagem de seus momentos mais felizes juntos durante o fim de semana. O filme se tornou um clássico icônico comemorando a amizade entre mulheres. Minha resposta? Você deve estar brincando … me dê um tempo!

Ao ler as cartas de Paulo no Novo Testamento, aprendemos muito sobre como construir amizades reais e relacionamentos piedosos. Para os crentes de Tessalônica, ele escreve: “Incentivem-se mutuamente e edifiquem-se”. À igreja colossiana: “Deixe a palavra de Cristo habitar em você ricamente enquanto você ensinar e admoestar uns aos outros com toda a sabedoria …” Ao abordar o assunto, Efésios, ele escreve: “Seja gentil e compassivo um com o outro …”

O tipo de relacionamento que Deus nos chama para desenvolver inclui estender a “bondade com uma espinha dorsal”. A verdadeira bondade significa estar disposto a fazer gentilmente a “pergunta difícil”. A verdadeira bondade ora diligentemente pela mudança de coração de um amigo. A verdadeira bondade corre o risco de ser mal compreendida e o sacrifício é “bom” por ser amoroso.

Um amigo de verdade modela sua bondade segundo o próprio Deus: é a bondade de Deus que leva ao arrependimento (Romanos 2: 4). Amigos de verdade avaliam humildemente suas amizades com base no fato de suas ações e palavras ajudarem seus amigos a se aproximarem mais do Senhor Jesus.

Escute, de acordo com as Escrituras, amigos não deixam amigos percorrerem penhascos!

FICANDO MAIS PROFUNDO:

1. De que maneiras a bondade de Deus levou você a uma maior consciência do seu pecado e de suas possíveis consequências? Agradecê-lo.

2. Você está resistindo ao impulso do Espírito Santo de estender a “bondade com uma espinha dorsal”? Peça a Ele sua compaixão, força, tempo e palavras.

LEITURA ADICIONAL:

Gálatas 6: 1-2 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

I Tessalonicenses 5:11 Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.