Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

Busque Pelo Autocontrole

Fundo verde. Desenho de uma mulher sentada com perna de índio meditando em seu quarto. No fundo há uma mesinha de computador e várias prateleiras com livros, flores e objetos variados.

Não somos mais escravos do pecado. Pois quando morremos com Cristo, fomos libertos do poder do pecado … Quando ele morreu, ele morreu uma vez para quebrar o poder do pecado. Mas agora que ele vive, ele vive para a glória de Deus. Portanto, você também deve considerar-se morto para o poder do pecado e vivo para Deus através de Cristo Jesus. Não deixe o pecado controlar o modo como você vive; não ceda aos desejos pecaminosos.” – Romanos 6: 6-7, 10-12 (NLT)

Você se lembra da caneta de porco? Ele é amigo de Charlie Brown. Charles Schulz, o criador da história em quadrinhos Peanuts, descreveu Pig-Pen dessa maneira: “Pig-Pen é um banco de solo humano que levanta uma nuvem de poeira em uma rua perfeitamente limpa.” Onde quer que fosse, Pig-Pen tinha essa nuvem de sujeira que pairava ao seu redor. Era uma nuvem fedorenta. Desagradável.

Sempre que sinto falta de autocontrole, penso em Pig-Pen. Quando demonstramos falta de autocontrole, é embaraçoso, não é? É como uma grande nuvem fedorenta que nos segue aonde quer que vamos. Nossa falta de autocontrole pode percorrer todo o espectro da vida: nossos pensamentos, emoções, palavras, relacionamentos, hábitos, vícios, alimentos, bebidas. É desagradável. É feio. Sentimos a profunda sensação de fracasso. Nós circulamos os vagões e nos retiramos, esperando que ninguém perceba nosso fedor. Embora gostaríamos de culpar a nuvem fedorenta, não podemos. Não há ninguém para culpar além de nós mesmos.

Nossa falta de autocontrole se resume a isso: temos um problema de pecado. Ficamos presos em um ciclo descendente que começa com a tentação, depois passa a ceder à tentação, depois nos sentimos culpados por ceder, resolvemos fazer melhor da próxima vez, depois enfrentamos uma tentação novamente, cedemos novamente, nos sentimos mais culpados e, depois de mais algumas vezes ao longo do ciclo, começamos a pensar: “Não posso parar com isso, então por que tentar fazer isso?”

Desenho do personagem Pig-Pen com sua nuvem de sujeira ao redor.

A boa notícia é que existe um caminho para o ciclo do pecado de autocontrole. Deus se deleita quando você e eu temos autocontrole. De fato, Ele quer que tenhamos autocontrole tanto que promete produzi-lo em nossas vidas quando lhe entregamos o controle de nossas vidas. Ele deu Seu Filho para tornar isso possível.

Na passagem bíblica de hoje, encontramos a esperança que procuramos: não somos mais escravos do pecado! Nós temos uma escolha. Deus nos deu a autoridade para vencer a batalha do autocontrole. O verdadeiro poder de viver uma vida de autocontrole não se encontra em nós mesmos, mas em uma pessoa: Jesus. Para viver uma vida cada vez mais caracterizada pelo autocontrole, precisamos entender que não podemos fazer isso sozinhos. Devemos escolher convidar Jesus para controlar nossas vidas e começar a viver a verdade de nossa identidade Nele: não somos escravos, somos livres. No dia em que optarmos por esse caminho para o autocontrole, começaremos a parecer (e cheirar) muito menos como Pig-Pen.

FICANDO MAIS PROFUNDO:

1. Quais áreas da sua vida você mais demonstra falta de autocontrole?
2. Que fontes de dor em sua vida você tem tentado medicar ao ceder à tentação?

LEITURA ADICIONAL:

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Tiago 1: 12-15

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Coríntios 10:13

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!