“Orem continuamente.”
1 Tessalonicenses 5:17

Minha sobrinha está no último ano do ensino médio. Em alguns meses, ela finalizará esse ciclo com o restante da classe para receber seu diploma. Parece que foi ontem que ela, ainda um bebê, dormia nos meus braços.
Quando criança, ela adorava falar comigo. Ela começava no minuto em que me via e continuava até eu sair. Ela me contava histórias de seu dia, brigas com o irmão e explicava seus planos para o futuro. Às vezes, ela falava tanto que eu precisava lembrá-la de respirar a cada poucas frases.
Agora que ela é jovem, nossas conversas não são tão longas, mas eu ainda as amo. Quando meu telefone toca e vejo o nome dela na minha tela, meu coração dança um pouco. 

Deus deve ter a mesma reação quando o procuramos em oração.
Os autores dos salmos sabiam orar. Eles se comunicavam com Deus em todas as ocasiões – quando estavam agradecidos, felizes, zangados, tristes ou magoados.

Jesus também sabia sobre a oração. Como Paulo aconselha em 1 Tessalonicenses, Jesus estava em constante oração com o Pai. A oração era o centro de sua vida.

Quando Ele escolheu deixar o reino celestial da glória para andar entre nós, sua salvação para Deus foi através da oração. Era tão importante que ele ensinou a seus discípulos como e quando orar. Podemos aprender muito sobre a oração com seus ensinamentos.

1. Jesus orou sozinho.

O telefone toca. A televisão está estridente. As crianças estão gritando. As atividades do dia querem nossa atenção imediata e nos levam a várias direções.

Jesus pode ter se sentido assim. Ele estava em constante demanda para curar os doentes e debater questões políticas com os fariseus. Mas, ao longo das escrituras, frequentemente o vemos dando um tempo a esses distúrbios.
“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” Lucas 5:16

Ele não esperou até que as multidões se fossem e até que ninguém ficasse para debater com Ele. Em vez disso, costumamos vê-lo deixando a multidão e enviando os discípulos à sua frente para que Ele pudesse passar um tempo sozinho com Deus. Sua vida de oração era natural para Ele.

2. Jesus orou com os outros.

Jesus não apenas ensinou seus discípulos a orar, mas também os incentivou a orar juntos. Mateus 18:20 diz “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.” Mateus 18:20

A presença de Deus na oração nos une. Tomamos consciência das necessidades dos outros e podemos proporcionar conforto. A vida pode ser difícil e nem sempre há respostas. Às vezes, não sabemos sobre o que orar ou talvez não possamos orar. É quando a comunidade de oração assume e ora por você.

3. Jesus orou antes de uma refeição.

Orar antes das refeições era uma prática comum. Jesus usou esse ritual para lembrar seus discípulos das bênçãos que Deus proporcionou na comida colocada diante deles.
“Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.” Lucas 24:30

Orar antes de cada refeição é um lembrete de que todas as coisas vêm de Deus. Ele é a fonte de tudo o que temos.



4. Jesus orou pelos outros.

Antes de Jesus ser preso e pendurado na cruz, ele orou por seus discípulos. Ele sabia que a missão deles não seria fácil e orou por sua proteção.
“Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.” João 17:9

Ele pediu a Deus que os abençoasse com perseverança, unidade e satisfação espiritual ao testemunharem ao mundo.

5. Jesus orou por nós.

Por fim, mas não menos importante, Jesus orou por nós. Está certo. Ele orou por todos e cada um de nós, apesar de termos nascido neste mundo por muitos, muitos anos.

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles” João 17:20

E ele nunca parou de orar por nós. Ele é nosso delegado, que se coloca diante do trono de Deus e intercede em nosso nome.

Jesus orou porque ele não podia fazer nada sem Deus, e nós também não. É importante passar um tempo em oração todos os dias.

Eu me pergunto se o coração de nosso Pai dança quando vamos a ele em oração, como faço quando minha sobrinha chama. Aposto que ele faz. E aposto que ele está esperando por você agora. Continue. Estenda a mão para ele em oração hoje.