Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

Compreendendo Um Deus “Zangado”

Fotografia de uma tempestade se formando na orla da praia.

Um encontro próximo com o cristianismo é um encontro com um Deus capaz de raiva. Na bíblia podemos ler sobre Moisés suplicando a um Senhor furioso que quer acabar com os israelitas queixosos e começar tudo de novo no livro de Êxodo (Êxodo 32: 10-11) ou sobre a ira geral de Deus em relação a pessoas teimosas e impenitentes (Romanos 2: 5 ).

Esse não é um tema distante na vida da maioria das pessoas, pois continuamos pecando, apesar de termos sido feitos novos em Cristo. Quando pecamos, pode ser difícil ver a infinita graça da morte de Jesus na cruz sendo oferecida a nós. Em vez disso, o rosto irado de Deus pode aparecer ameaçadoramente sobre nós, mesmo quando nos voltamos para a Sua Palavra em busca de consolo e a promessa de perdão. Com o tempo, paramos de ver a raiva como algo que Deus experimenta em resposta ao pecado e começamos a percebê-lo com raiva – como se a raiva fizesse parte de Seu próprio caráter, tanto quanto o amor.

Emoções Primárias e Secundárias

A pesquisa atual sobre o papel e a função das emoções no campo da psicologia pode nos ajudar a entender melhor a raiva de Deus. As emoções são descritas como primárias ou secundárias. A pesquisa de Paul Ekman o levou a identificar seis emoções principais: raiva, nojo, medo, felicidade, tristeza e surpresa. Todas as outras emoções são secundárias, o que significa que são expressões de uma emoção primária em suas raízes mais profundas.

Por exemplo, a emoção da vergonha pode ser realmente uma experiência de medo. Uma criança que quebra um vaso sente vergonha porque no passado seu pai ficou bravo por quebrar as coisas e tem medo de se sentir inadequada e pequena. Mas o sentimento de medo na criança, embora primário, é mascarado pela maior emoção da vergonha.

John Gottman, que trabalha com casamentos e divórcios há mais de quatro décadas, observa como a raiva também pode ser uma emoção secundária. Gottman descreve o que é chamado de “Anger Iceberg”, onde a raiva que geralmente vemos é apenas uma pequena parte da experiência. Então, quando eu fico com raiva de minha parceira por mexer no celular dela, mesmo que eu esteja preparando o jantar e limpando a casa, é mais provável que uma emoção primária esteja na raiz dessa experiência. Pode ser tristeza não me sentir respeitado pelo trabalho árduo que estou realizando ou temer uma possível discussão. Eu posso estar magoado ou oprimido e a raiva é apenas a manifestação dessas emoções despercebidas.

Imagem de um iceberg.

A raiva é uma resposta ao pecado

Parece-me que a raiva é uma emoção primária e secundária experimentada por todo ser humano. Mas eu não acho que seja uma emoção primária para Deus e também não acho que fosse uma emoção primária para a humanidade. A raiva é o resultado da Queda, porque, como afirma o Dr. Stephen E. Diamond, a raiva pode ser “uma resposta apropriada, natural e saudável à frustração, injúria, insulto e qualquer coisa que ameace a sobrevivência ou a integridade psicológica”. Sem pecado não haveria frustração, ferimento ou ameaça à sobrevivência ou à integridade pessoal.

Deus não é raiva. A raiva é a resposta de Deus ao pecado, dano e morte. E também não fomos projetados para a raiva – é uma resposta interna à introdução do pecado e da morte. Acho mais útil entender a raiva de Deus como uma emoção secundária que me permite ir mais fundo no iceberg para procurar as emoções primárias por trás da comunicação e da experiência de raiva de Deus.

O que descobri é que o Deus da Bíblia é definido por Sua infinita bondade. Ele declara Seu amor, Seu projeto de justiça e eqüidade para todas as pessoas, a dignidade de Sua criação e o amor por Seu único filho, Jesus, e, em última análise, é apaixonado por ver a glória dessas coisas realizadas no mundo. Quando os pecados são cometidos, sem arrependimento, abraçados e representados como bons, Sua raiva é expressa. Mas por trás dessa raiva, vejo a tristeza descrita como arrependimento (Gênesis 6: 6). Eu vejo em Deus uma imensa tristeza pelo pecado, morte e abuso no mundo. Vejo nojo quando a imagem de Deus em cada ser humano é pisoteada quando há calúnia, escravidão, assassinato, racismo e desigualdade de coração frio. Vejo inveja quando perdemos de vista o valor eterno da cruz e da Ressurreição.

Não pretendo aqui tornar a raiva de Deus agradável, natural ou fácil de digerir. Um Deus irado é uma imagem chocante, como deveria ser. Mas, na minha caminhada, encarar a raiva de deus me ajuda a conhecê-Lo, porque não preciso vê-Lo como definido pela raiva, mas definido por Sua bondade e misericórdia. A raiva é o resultado de seu grande desejo de vencer o pecado. Que nossas próprias experiências de raiva espelhem esse grande desejo.

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!