Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

Encontrar Esperança Em Meio às Provações

Semente brotando no asfalto.

Há alguns anos, me vi lutando. Descobri que minha fé e confiança em Deus diminuem e aumentam enormemente em um período de 24 horas.

Acho justo dizer que sou uma criança da igreja. Amo a Igreja, amo a comunidade e amo a Deus. Fiz parte da Igreja minha vida, mas minha fé cristã passou por fases e estações.

Se você vive da cultura cristã há muito tempo, sabe que temos uma linguagem para isso: montanhas e vales. Todos sabemos que é assim. Grande parte da vida está fora de nosso controle, e essas estações vêm e vão. Todos nós temos esses estágios com Deus que moldam nossa fé e quem somos hoje.

Mas, de alguma forma, ainda tentamos controlar tudo, especialmente quando se trata de partes da vida que envolvem lutas e provações. Estou aprendendo cada vez mais que  minhas reações às provações se tornam uma das experiências mais marcantes da vida.

Muitos de nós fogem quando os problemas surgem porque não estamos preparados para reagir a isso com esperança e força. E isso é porque é difícil se preparar para os testes quando você está no meio deles. Mas é uma coisa totalmente diferente para se preparar para isso de antemão.

Se você é como eu, tende a deixar que seus sentimentos e experiências ditem como você reage às provações em sua vida, e isso é perigoso. Mas se optarmos por deixar nossos “bons” tempos moldarem quem somos nos tempos “difíceis”, formaremos uma base muito mais forte para construir nossas vidas. Jesus é muito maior do que aquilo que estamos sentindo e, portanto, precisamos deixar nossa fé ser moldada por quem Ele é – e não como nos sentimos.

TRÊS MANEIRAS DE ENCONTRAR ESPERANÇA NO MEIO DAS PROVAÇÕES

1. Assim como Jesus, veja além de si mesmo.

Jesus sabia o seu “porquê” por trás de todas as suas ações e estava determinado a fazer a vontade de seu pai e nada mais. Por que Jesus, o próprio Salvador, teve que suportar a dor? Ele poderia ter simplesmente enviado um incêndio, uma inundação ou algo mais para salvá-Lo, mas não o fez. Por que? Porque Jesus sabia que isso não era sobre ele. Era e ainda é sobre o Pai e Sua vontade.

Eu acredito que esta é a mesma mentalidade que precisamos hoje. Se você acredita que sua vida é toda sobre como VOCÊ pode avançar, como você pode dar o próximo passo, etc., acredito que você precisa reformular essa perspectiva. Obviamente Deus quer que você sonhe e desenvolva seus pontos fortes e habilidades, mas no final tudo se resume a fazer a vontade Dele. A única razão pela qual Jesus pôde suportar a terrível dor antes e durante a crucificação foi porque viu além de si mesmo, mesmo em meio a terríveis provações.

Joel Houston, líder de culto e co-pastor de Hillsong NYC, coloca da seguinte forma: “Deus quer que você seja inadequado, aquele que não mede, aquele que foi ferido e abusado, aquele que não sabe o que ele está fazendo na vida, quem está morrendo por dentro, quem está morrendo por fora – porque é tudo sobre ele e não sobre você.” Eu amo isso.

Desenho de conjunto de pessoas diversas
Modern multicultural society concept with people in flat style

2. Lembre-se de que você não está sozinho.

Por mais clichê que possa parecer, você não está sozinho nisso. Sinceramente, acredito que esse é um fato importante a ser lembrado. Vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde se trata de “eu, eu, eu” e sendo o mais exclusivo possível, mas nós, como cristãos, não somos chamados a ser egoístas e individualistas, mas a ser em comunidade. E nessa comunidade, devemos compartilhar um com o outro. A comunhão dos crentes em Atos 2 estabelece um exemplo honesto de como devemos ter comunhão hoje.

Claro, você pode ter uma noite de cinema com seus amigos, fazer um piquenique com seus colegas de classe ou nadar com seu melhor amigo, mas a parte essencial não é o que você está fazendo na irmandade, e sim a autenticidade por trás disso. Autenticidade é tudo quando se trata de relacionamentos e comunidade. Encontre pessoas que estão atrás de você – no topo das montanhas e nos vales. Eles são importantes. 1 Samuel 14:14 fala sobre como é importante ter pessoas atrás de você, não importa o quê. 

3. Declare a ressurreição de Jesus sobre sua vida todos os dias.

A Bíblia fala sobre perseverar sob julgamento, pois esta é uma das maiores e mais poderosas declarações de seu amor por Jesus. Como já falamos sobre isso, é difícil fazer isso quando você está no meio de provações, o que significa que você precisa construir essa base antes que elas ocorram.

Isso é sempre muito mais fácil dizer do que fazer, eu sei, mas se não dizemos a nós mesmos para realmente nos prepararmos para as provações, como devemos permanecer fiéis no meio dela? Confie na ressurreição e na esperança que existe nela. A ressurreição é sempre mais forte do que o que você está enfrentando.

Timothy Keller coloca assim: “Não importa o quão sombria sua vida esteja agora – por causa da ressurreição, a luz virá.” Não está em suas mãos controlar as provações de amanhã, mas você sempre pode optar por declarar a verdade sobre você hoje. Jesus nunca disse que seria fácil segui-Lo – na verdade, ele realmente disse o contrário. Ele prometeu, no entanto, que nunca nos deixaria. 

Então, ei, eu nem me importo se você está abordando isso através de estudos bíblicos, sessões de adoração, oração ou o que quer que seja – estou aqui apenas para lhe dizer que é importante que você o faça.

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!