Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

Lute Contra a Ansiedade

Imagem em preto e branco. Mulher com o rosto abaixado e com as mãos sobre o rosto.

A ansiedade é um monstro. Pode aleijá-lo ou fazê-lo agir de uma maneira que você nunca faria. Isso faz com que você acredite nas mais incrível das mentiras e pode até mantê-lo longe das coisas de que mais gosta.

A ansiedade ainda tem a capacidade de fazer você esquecer as coisas que você sabe serem verdadeiras.

Aqui estão seis coisas que frequentemente esquecemos quando a ansiedade toma conta.

1. VOCÊ NÃO CONHECE O FUTURO

O que torna a ansiedade tão poderosa é o que deveria concebivelmente torná-la impotente: o futuro desconhecido.

Nós não sabemos o que vai acontecer. No entanto, agimos como profetas, prevendo um futuro sombrio. Nós nos convencemos de que ocorrerão eventos particulares que, na realidade, raramente acontecem.

Geralmente, acabamos sendo muito mais pessimistas do que proféticos.

É por isso que Jesus nos diz: “Não se preocupe com essas coisas, dizendo para si mesmo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Essas coisas dominam os pensamentos dos incrédulos, mas seu Pai celestial já conhece todas as suas necessidades ” (Mateus 6: 31-32). 

2. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO.

Quando ficamos ansiosos, esquecemos que existem pessoas que se preocupam conosco e não nos deixam em paz.

Seja sua família, sua igreja ou sua comunidade, você não está sozinho. Há pessoas a quem você pode recorrer que o amam, que irão ouvi-lo e que realmente querem o melhor para você.

Acima de tudo, você tem um Pai Celestial que promete: “ Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13: 5).

3. DEUS NUNCA FALHOU.

A ansiedade nos faz esquecer todas as maneiras pelas quais Deus passou no passado. Quando estávamos precisando antes, Deus sempre providenciou.

Por que ainda não confiamos nele?

Precisamos lembrar a fidelidade de Deus no passado. Que possamos declarar com fé: “Não vi os justos abandonados ou seus filhos implorando por pão” (Salmo 37:25).

4. DEUS É BOM E SOBERANO.

A maioria de nós pode acreditar ou em uma ou em outra dessas duas qualidades. Deus é bom ou soberano. Mas quando a vida te bate forte, fica difícil ver como Ele pode realmente ser os dois.

Para aqueles que têm mais facilidade em acreditar que Deus é soberano e são fortes o suficiente para impedir que coisas ruins aconteçam, é fácil começar a duvidar de Sua bondade quando Ele parece não nos ajudar da maneira que gostaríamos que Ele fizesse.

Para aqueles de nós que confiam que Ele é bom, lutamos para reconciliar Sua bondade com Sua soberania. Afinal, ele nem sempre parece poderoso o suficiente para parar as coisas ruins.
Mas Deus é bom e soberano.

Ele está no controle total da sua vida e trabalha todas as coisas juntas para o seu bem (Romanos 8:28). Podemos passar por dificuldades, mas Ele passará por isso com você e lhe dará graça para passar por isso. Sua “graça é suficiente” (2 Coríntios 12: 9).

Não há nada a temer, porque o Deus Todo-Poderoso está do seu lado.

Dente-de-leão voando com o vento.

5. DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES.

É difícil ter fé quando parece que muitas de nossas orações ficam sem resposta.

Deus está ouvindo?

Mas me pergunto com que freqüência nossas orações são atendidas e simplesmente não estamos prestando atenção.

Algumas das épocas mais animadoras da minha fé são as épocas em que mantive um diário de oração. Anotava minhas orações, deixava espaço para voltar mais tarde e anotava a resposta. Folheando as páginas algum tempo depois, eu percebia constantemente quantas orações que Deus havia respondido e que eu havia esquecido que alguma vez orei.

Manter um diário de oração dá a você algo tangível para ver que Deus ouve você quando você ora.

Nosso Deus sempre nos ouve. E Ele nos encoraja a “Lançar toda a sua ansiedade nele, porque ele se importa com você ” (1 Pedro 5: 7).

6. HÁ VALOR NO SOFRIMENTO.

Mesmo que o que você teme lhe aconteça, lembre-se de que seu sofrimento não é desperdiçado. Deus usa todos os eventos da sua vida para seu benefício (Romanos 8:28).

Quando uma estação difícil chega, muitas vezes é quase impossível ter certeza de que há algo de valor nela. Mas sempre há promessas na dor.

Alegramo-nos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança, e a esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo a quem nos foi dado”(Romanos 5: 3-5). 

Nunca nos alegramos por nossos sofrimentos, mas podemos nos alegrar com nosso sofrimento. Deus está sempre trabalhando em segundo plano para usar nossa dor para nos tornar mais parecidos com Ele e nos aproximar dele.

Sofrer por si só não é bom, e certamente não é agradável. É doloroso.

Mas o sofrimento tem valor, porque muitas vezes produz frutos tão maravilhosos em nossas vidas que, de certo modo, somos gratos por isso depois que passamos por ele.

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!