Toda vez que sento e abro a Bíblia, lembro-me de 145 outras coisas que eu preferiria estar fazendo.

Outro dia, sentei-me no sofá para ler o livro de Daniel e, assim que me sentei, pensei: “você sabe o que eu preferiria fazer agora? Lavanderia.”

LAVANDERIA

Eu sou o único que faz o possível para gostar de ler a Bíblia, mas simplesmente não pode? Deixe-me ser claro, eu não odeio a Bíblia. Eu odeio ler isso. A culpa é minha.

E enquanto há épocas em que você gosta das Escrituras e adora estar presente na palavra de Deus, vamos discutir brevemente os dias em que você simplesmente não pode.

Eu acredito firmemente na autoridade das Escrituras. Eu amo as Escrituras. Se você pretende fazer uma afirmação sobre a fé citando as Escrituras, creio que você deve conhecer seu contexto na história e na literatura bíblica. As escrituras são importantes. Crucial. Adorável. Vida dando. Incrivelmente entediante.

Mas por que? Se fomos projetados para desfrutar da presença de Deus, por que nem sempre desfrutamos da Sua Palavra?

O primeiro passo para retomar a leitura da Bíblia é identificar por que não podemos esperar ansiosamente por isso. E, para mim, encontrei dois culpados por odiar o “tempo quieto” com a minha Bíblia.

EU JÁ ESTIVE AQUI ANTES.

Como estou seguindo um plano de um ano pelo qual passei inúmeras vezes, frequentemente me pego antecipando o que está acontecendo a seguir. Eu já sei o que acontece com Tamar, então o fator de choque diminui significativamente. Imagine ler Harry Potter e a Pedra Filosofal todos os anos. A primeira vez é incrível. A segunda vez é nostálgico. Na terceira vez, você pode reescrever o livro. Na quarta vez, você desliza entre sonecas e mordidas de JoJo do Trader Joe. Você superou isso.

Como estou gastando tanto tempo antecipando o futuro da história, não estou ouvindo o que Deus está me dizendo em minha presente leitura. Muitas pessoas que cresceram na Igreja podem ter ressonância com isso. Você cresceu ouvindo a história de Davi várias vezes. O que mais ele poderia oferecer? Tente ler passagens menores em ritmo mais lento e peça a Deus que fale com você de novas maneiras. Enquanto você lê, esteja mais atento ao presente. O que está acontecendo agora na história? Anote todos os novos detalhes que você nunca ouviu antes. Pergunte a si mesmo: “Como essa passagem pode se relacionar comigo e com minha estação hoje?” A Bíblia tem milhares de anos e ainda está dizendo coisas novas todos os dias. Nós apenas temos que ouvi-los.

EU NÃO PRECISO DISSO.

Uma das minhas maiores fraquezas é pensar que não preciso ouvir de Deus. Eu vou para o seminário; Juro apenas quando alguém não usa o pisca-pisca e vou à igreja. Eu estou bem. O que as Escrituras poderiam precisar me dizer? Uma das maiores razões pelas quais não gosto de ler minha Bíblia é porque não quero ouvir de Deus. Eu disse isso. Não quero ouvir o que Ele está me chamando para fazer ou mudar. Quero permanecer no meu estado de espírito e estilo de vida atual. Mas sei que, assim que abrir esse livro, serei condenado.

Eu acho que muitos de nós se sentem assim e têm vergonha ou orgulho de dizer isso. Ler a Bíblia intencionalmente exige trabalho e dedicação. A leitura das Escrituras só é agradável se estivermos abertos às mudanças que ela exige que façamos. Tente escrever por que você escolheu ler sua Bíblia hoje antes de começar a ler. Transcreva verbal ou literalmente por que você fez a intenção de ler a palavra de Deus.   Peça a Deus que fale em áreas específicas da sua vida através desta leitura. Diga por que você precisa da Sua Palavra hoje. Dessa forma, você entra na sua leitura, esperando que Deus se mova e talvez um pouco mais animado para se mudar com Ele, sabendo que isso só pode levar à bondade.

EU NÃO TENHO TEMPO.

Muitos de nós dizem que simplesmente não conseguimos encontrar tempo para ler as Escrituras. Mas o que realmente estamos dizendo é: “Não preciso das Escrituras”. Se precisamos de algo, arranjamos tempo para isso. Nós até arranjamos tempo para as coisas que não precisamos. E quando sentimos vontade de ler as Escrituras está cortando nossos horários apertados, tendemos a resistir. Vemos a leitura da Bíblia como uma ameaça à nossa programação.

Pergunte a si mesmo: Deus o chamaria para uma vida tão ocupada que você não tem tempo para ler Sua Palavra? Você vê a leitura da Bíblia como uma tarefa que consome tempo e não como um hábito que dá vida? Tente começar pequeno. Leia passagens menores todos os dias ou em dias alternados. E ao adquirir o hábito de ler novamente as Escrituras, você pode se surpreender com a influência que até as menores passagens podem ter em sua vida diária. 

“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:2).