Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

O Descanso Pode Mudar Sua Vida

Imagem de um homem deitado com um livro aberto sobre seu peito.

Quando você ouve a palavra descansar, o que vem à sua mente? Em uma cultura em que o mundo usa a ocupação como distintivo de honra, como podemos viver sob a bandeira do amor de Deus? Alguns de nós acham difícil respirar, lutando apenas para acompanhar. Outros sentem-se cansados ​​demais para sequer pensar em descanso. Estamos no modo de sobrevivência. Exaustos.

E, se formos honestos, mesmo que a ideia de descanso deva ser refrescante e convidativa, nossa cultura da igreja baseada em obras transformou o descanso em outra lista de verificação espiritual que nos estressa. Sim, guardar o sábado é um dos dez mandamentos, mas essa ordem de Deus para descansarmos não foi projetado para ser mais uma pedra de culpa em volta de nossos pescoços, para alcançar Sua bondade.
Infelizmente, em alguns círculos cristãos, a resposta às pessoas esgotadas é a seguinte: a culpa é sua. Você não está descansando .
A resposta de Jesus à nossa falta de descanso é chocantemente oposta a essas vozes condenatórias. 

Vinde a mim todos os que estão cansados ​​e pesados, e eu te darei descanso.” – Mateus 11:28

Jesus entende nossa humanidade. O próprio Jesus experimentou exaustão e solidão. Ele experimentou cansaço, ansiedade e estresse.

A vontade Deus para descansar é mais profundo do que o que podemos fazer no sábado . O verdadeiro sábado está voltado para o que Deus nos criou: sermos aceitos e amados.

Jesus nos convida a descansar. Mas como seria isso?

Alguns anos atrás, iniciei uma jornada de investigação através da Bíblia para ver o que Deus tem a dizer sobre descanso. Os momentos “ah-ha” que descobri mudaram minha vida.

O DESCANSO COMO UMA AMBIÇÃO

O descanso não parece inativo? Fiquei surpreso ao descobrir que o descanso é uma das três ambições apontadas no Novo Testamento. Os outros dois são pregar o Evangelho (Romanos 15:20) e agradar a Deus (2 Coríntios 5: 9).

A palavra grega usada para “quieto” é hesuchazo : descansar, deixar de trabalhar.

Fiquei tão intrigado que procurei versículos da Bíblia em que descanso era a palavra raiz.

Imagem em silhueta. Jesus de braços abertos.

AQUI ESTÃO 8 MOMENTOS SURPREENDENTES DAS DESCOBERTAS SOBRE O TEMA DESCANSO NA BÍBLIA:

1. DESCANSO É HONESTIDADE EMOCIONAL.

Vinde a mim todos os que estão cansados ​​e pesados… e eu te darei descanso por suas almas.” – Mateus 11:28

Jesus não diz: “Venha a mim feliz, alegre e otimista”. É o contrário. O verdadeiro descanso é radical porque é honesto. Podemos chegar a Jesus, independentemente de como estamos nos sentindo: distraídos, entorpecidos ou desanimados.

Neste lugar de honestidade, Jesus pode lhe dar o resto emocional de segurança e compreensão.

2. DESCANSO É UM RETORNO À SUA VERDADEIRA IDENTIDADE. 

O mundo gosta de nos rotular pelo que podemos fazer, por quem conhecemos e por nosso potencial passado ou futuro de realizar. Assim como Deus estava chamando Israel para retornar à Ele, Ele está nos chamando a dizer não aos papéis e responsabilidades que outros tentam colocar em nós – e dizer sim a quem Deus o criou para ser – e retornar a um local de descanso.

Brennan Manning diz: “Defina-se radicalmente como alguém amado por Deus. Este é o verdadeiro eu. Toda outra identidade é ilusão. ” Que escolhas diferentes você faria se se desse permissão para deixar atender às expectativas que outras pessoas o pressionam a ser ou fazer?

3. O DESCANSO É VULNERABILIDADE RELACIONAL. O DESCANSO É EXPERIMENTADO COM UMA PESSOA REAL.

É mais fácil conectar-se on-line com um zilhão de pessoas, mas estudos mostram que nossa geração, embora seja a mais conectada digitalmente, ainda luta com a solidão. O que alimenta a alma é a vulnerabilidade relacional: o desejo de ser conhecido.

Até o próprio Deus teve que vir até nós como uma pessoa real que disse “Olá”, sorriu, comeu e chorou para nos mostrar que nos amava. O descanso é uma experiência de ser conhecido .

Reúna-se com um confidente e compartilhe as coisas profundas que estão acontecendo em sua vida.

4. O DESCANSO É RADICAL E CONTRA-CULTURAL.

O teólogo e filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard disse: “Se me permitissem prescrever apenas um remédio para todos os males do mundo moderno, prescreveria o silêncio”. Ele disse que, devido ao barulho que nos satura, mesmo que a palavra de Deus venha para nós, não poderíamos ouvi-lo.

Não podemos deixar nossos empregos nos afastar da nossa família e amigos, ao nos afastarmos da rotina diária podemos descansar mais. Até Jesus disse a Seus discípulos que saíssem e escapassem das massas de barco, mesmo que as necessidades ainda não fossem atendidas!

Deus poderia estar levando você a “sair de barco” – para fazer uma pausa radical em sua rotina para descansar e desfrutar de silêncio, para que você possa ouvir os sussurros de Deus e ouvir sua proximidade novamente?

5. DESCANSO NÃO É FALHA. DESCANSO É INTIMIDADE ESPIRITUAL.

Elias havia feito tudo o que sabia fazer – mesmo derrotando os profetas de Baal. No entanto, seus problemas não foram embora. O estresse quebrou o espírito de Elias . Desesperado, Elias acordou e encontrou pão fresco assando e água – deixado apenas para ele.

Não apenas isso. Deus enviou um anjo para tocá-lo duas vezes . Deus sabia que Elias precisava primeiro de rejuvenescimento físico – para ouvir Sua voz suave, sussurrando em uma brisa suave.

Deus não disse: “Bem, eu vou passar a usar outra pessoa.” É o contrário. Deus amou Elias mais profundamente.  Deus poderia estar convidando você para uma intimidade mais profunda através do descanso?

Às vezes, é preciso ter mais fé e coragem para admitir que estamos cansados ​​e precisamos reavaliar por que estamos fazendo o que estamos fazendo. Deus acolhe a busca da alma. Ele adora estar conosco nessa jornada íntima.

6. DESCANSO É A BELEZA DE DEUS NA NATUREZA.

A terra inteira está em repouso e silenciosa; Eles começam a gritar de alegria. ”- Isaías 14: 7

O descanso traz nossos corpos e sentidos para descansar.

7. DESCANSAR É DORMIR.

Ele entra em paz; Eles descansam em suas camas, cada um que andou em seu caminho reto. ”- Isaías 57: 2

8. DESCANSAR É DAR-SE GRAÇA PARA RECEBER TODO O BEM, AO INVÉS DE DEIXAR ENTRAR A CULPA.

Mova-se conforme Deus pede, inspirado por Sua bondade, em vez de medo da culpa. Confie em Deus um dia de cada vez. Sua orientação vem como maná. Não mais. Não menos. Só por hoje.

Uma última dica: faça uma xícara de café ou chá diariamente. Beba devagar. Desfrute.

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!