Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

O Fruto da Paciência

Praia no fundo da imagem. Colunas de pedras sobrepostas em destaque à frente da imagem

Mas o Espírito Santo produz esse tipo de fruto em nossas vidas: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole. Não há lei contra essas coisas. –Gálatas 5: 22-23

Parece ser mais fácil do que parece. Eu estava no supermercado. Eu estava na fila para cliente “com dez itens ou menos”. Eu estava com pressa. Eu tinha dois itens. Mas então … (parece que sempre há um “mas”) o cara na minha frente tinha dezesseis itens. Eu contei! Dezesseis itens. Isso incluiu a contagem do cacho de bananas como um item, não como sete. Ele nem foi repreendido pelo funcionário do caixa. Então, o rapaz pega seu talão de cheques. Não é este o século 21? Ele não tinha ouvido falar em cartões de débito? Quando chegou a minha vez de sair, meu humor combinava com os pães de cachorro-quente agora esmagados que eu estava segurando. Eu gostaria de ser uma pessoa mais paciente.

Todos nós temos coisas que desencadeiam nossa impaciência. Talvez para você seja trânsito, filhos, atraso, pais ou seu cônjuge. Mas, o que realmente alimenta a impaciência em nossas vidas? Eu acho que existem três grandes inimigos da paciência:

1. Sobrecarga. Tentamos incluir muita atividade em nossas agendas e isso resulta em um estilo de vida que não tem margem. Não deixa espaço para respirar. Então, quando nos vemos atrasados, isso gera impaciência. Quando você vive uma vida sem margem, qualquer pequena má administração ou circunstância imprevista pode resultar na perda de sua paciência.

2. Expectativas irrealistas. Muitos de nós depositam grandes expectativas nas pessoas mais próximas de nós. Normalmente, essas pessoas são nosso cônjuge, filhos e amigos mais próximos. Então, quando eles não atendem às nossas expectativas, ficamos impacientes. Mas, a verdade é que as pessoas não podem corresponder a todas as expectativas (muitas das quais não são ditas) que colocamos sobre elas. As pessoas não são perfeitas e, mais cedo ou mais tarde, não atenderão às nossas expectativas.

3. Orgulho. A impaciência aparece sempre que o orgulho é desafiado. Quando pensamos egoisticamente que merecemos tratamento melhor do que recebemos, nossos egos incham e nossa impaciência explode.

Eu gostaria que houvesse algumas respostas fáceis para resolver esses inimigos com paciência. Mas, essas são questões que a maioria dos cristãos continua lutando ao longo da vida. Eu sei que sim.

Imagem em preto e branco. Criança com expressão de impaciência agarrando seus cabelos com as mão para cima.

O ponto principal é que precisamos perseguir continuamente o reino de Deus em nossas vidas. Dizemos: “Não é a minha vontade, Senhor, mas a sua”. Quando fazemos isso, começamos a ver novas opções de como podemos responder. Vemos que não precisamos andar de mãos dadas com os inimigos da paciência. Quando alguém dá um tapa na nossa cara, podemos virar e dar a outra face. Quando alguém quer nossa camisa, também podemos oferecer nosso casaco. Quando alguém nos obriga a caminhar uma milha em seu nome, podemos caminhar uma segunda milha voluntariamente.

Todos os dias enfrentamos escolhas em que abraçamos os inimigos da paciência ou abraçamos o reino de Deus. À medida que buscamos o Seu reino, a paciência aumenta. Nossa paciência nos muda e também muda os outros. Hoje, escolha permitir que Deus reine em você e faça crescer o fruto da paciência em sua vida.

FICANDO MAIS PROFUNDO:

1. Na maioria das vezes, o que desencadeia sua impaciência?

2. Em que circunstâncias você mais precisará dizer “Não é a minha vontade, Senhor, mas a sua” hoje?

LEITURA ADICIONAL:

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” Provérbios 14:29

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!