“Embora existam várias abordagens cristãs para os detalhes mais precisos de como a Expiação restaurou nosso relacionamento quebrado com Deus, todos concordam que a Expiação envolve Deus, fornecendo-nos a oportunidade de restaurar nosso relacionamento quebrado com Ele por meio de Cristo.”


A história do cristianismo está naturalmente conectada à história de Cristo. O plano de redenção de Deus é revelado no que Cristo fez por nós. Conhecida como A Expiação, o que Cristo fez por nós fornece a única maneira de resolver nosso relacionamento quebrado com Deus.

Mas antes de chegarmos a isso, vamos dedicar algum tempo a ver quem é Cristo, Suas reivindicações únicas e a confiabilidade do Novo Testamento.

Quem é Cristo?

Cristo não é realmente um nome, mas um título. O Antigo Testamento estabeleceu as bases para um Messias vindouro e “Cristo” é a tradução grega dessa palavra, que significa “ungido”. Os hebreus aguardavam ansiosamente a vinda do Messias. Jesus Cristo é um nome combinado com um título. Ele é Jesus, o Messias – o cumprimento das expectativas do Antigo Testamento e a chave do plano de Deus para restaurar nosso relacionamento quebrado com Ele.

As Reivindicações de Cristo

A pergunta “Quem é Cristo?” é significativa. Até Cristo perguntou a seus seguidores: “Quem vocês dizem que eu sou?” (Mateus 16:15, Marcos 8:29, Lucas 9:20). Esta questão ainda é relevante hoje, especialmente à luz das reivindicações de Jesus.
Jesus fez muitas alegações extraordinárias, deixando Seus ouvintes com poucas opções a respeito de Sua natureza. Por exemplo, Ele se equipara a Deus – algo que até seus críticos contemporâneos entenderam. Em João 10: 32-33, lemos o seguinte: 

“[…] Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?”
Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”.”

Antes, em João 8:58, Jesus se equipara a Deus, o “EU SOU” do Antigo Testamento (Êxodo 3:14), quando disse: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” Novamente Seus contemporâneos entenderam o que Jesus estava sugerindo e no versículo seguinte “eles pegaram pedras para apedrejá-lo”.

Jesus também reivindicou a capacidade de perdoar pecados. Em Marcos 2: 5, por exemplo, Cristo diz: “[…] seus pecados estão perdoados”. Em Marcos 2: 7 Seus críticos disseram: “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”.

Cristo também aceitou a adoração – algo reservado somente a Deus, principalmente considerando Sua origem judaica e seu cenário cultural. Exemplos de Jesus aceitando adoração são encontrados em Mateus 28: 9, João 9:38, entre outros.

Jesus era apenas um homem? Ele era louco? C.S. Lewis respondeu melhor a essas perguntas quando escreveu: 

“Estou tentando aqui impedir que alguém diga a coisa realmente tola que as pessoas dizem sobre ele: ‘Estou pronto para aceitar Jesus como um grande professor de moral, mas não aceito o Seu reivindicar ser Deus.’ Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que era apenas um homem e disse o tipo de coisa que Jesus disse não seria um grande professor de moral. Ele seria um lunático … ou seria o Diabo do Inferno. Você deve fazer sua escolha. Ou este homem era, e é, o Filho de Deus: ou então um louco ou algo pior … ”

C.S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples, 1952, Livro II, Capítulo 3.

O Novo Testamento

O Novo Testamento registra que Jesus se equipara a Deus, que seus críticos entenderam isso, que Ele alegou perdoar pecados e que recebeu adoração. Ele também disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6.

Essas são reivindicações impressionantes. Mas como sabemos que o registro de Jesus no Novo Testamento é preciso e confiável?

Os documentos do Novo Testamento são os mais bem atestados da história antiga. Esses documentos contêm os quatro evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – os quais mais fornecem informações sobre Cristo, Sua vida, Seu ministério e assim por diante. Existem mais de 5.000 cópias do Novo Testamento e vários milhares de fragmentos ou partes do Novo Testamento.

Afirmações de que os documentos do Novo Testamento foram alterados ao longo do tempo e com a tradução simplesmente não são verdadeiras, especialmente quando se compara documentos existentes ao longo da história (um campo de estudo conhecido como crítica textual). Embora exista espaço para pequenas variações de redação e pequenos erros copistas conhecidos como variantes, nenhuma dessas afeta áreas essenciais da crença cristã e é, de fato, irrelevante quando se trata de Cristo e Suas reivindicações. 

Em resumo, os documentos do Novo Testamento são precisos e confiáveis. Além disso, o período de tempo entre o tempo de Cristo e a escrita de alguns documentos antigos do Novo Testamento é curto para os padrões históricos. Por exemplo, 1 Coríntios foi escrito pelo apóstolo Paulo em 55 d.C., cerca de 22 anos depois dos eventos registrados nos Evangelhos. Isso significa que não havia tempo para as lendas se desenvolverem sobre Cristo. Também significa que muitas pessoas que estavam vivas na época de Cristo ainda estavam vivas quando grande parte do Novo Testamento foi escrita.

Além disso, 1 Coríntios contém passagens que apresentam os princípios básicos do Evangelho, como 1 Coríntios 15:1-8: 

“Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.
Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.” 1 Coríntios 15:1-8

Paulo continua escrevendo sobre a pedra angular do cristianismo – crença na ressurreição de Cristo (1 Coríntios 15: 12-20).

A Expiação

A Expiação é o que Cristo fez por nós através de Sua morte e ressurreição. Embora existam várias abordagens cristãs para os detalhes mais precisos de como a Expiação restaurou nosso relacionamento quebrado com Deus, todos concordam que a Expiação envolve Deus, fornecendo-nos a oportunidade de restaurar nosso relacionamento quebrado com Ele por meio de Cristo como resultado da morte ressurreição de Jesus.

João 3:16 é frequentemente citado, mas isso não deve banalizar o fato de que contém os elementos essenciais do plano de Deus e da expiação: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Deus nos alcançou. Cristo morreu por nós. Cristo vive novamente para nós. Precisamos apenas aceitar humildemente a graça de Deus através de Cristo, afastar-nos dos erros que cometemos e receber a Cristo como nosso Senhor e Salvador. Então estamos prontos para os primeiros passos na vida cristã.