“Estou aflitíssimo; vivifica-me, Senhor, segundo a tua palavra” (Salmos 119.107).

A angústia é inevitável. Vem para todos, sem exceção. A vida não se resume num parque de diversões. Navegamos por mares furiosos e atravessamos desertos rudes. Pessoas e circunstâncias roubam nossa alegria. Preocupações e ansiedade tiram nossas forças. Pecados e transgressões enforcam a nossa paz. Enfermidades e limitações financeiras levam nosso sono.  São muitas as causas de nossas aflições. Variadas são as consequências delas. O texto nos mostra quatro lições oportunas:

Uma revelação.Estou necessitado (…)”. O Salmista coloca sua aflição em grau supremo. Sua aflição chegou ao auge. Essa aflição sai por todos os seus poros. Sua mente é chicoteada pelo chicote dessa dor indescritível. Seu corpo é surrado pelos efeitos dessa tristeza. Sua alma é atribulada, sem pausa, por essa tristeza que o encurrala por todos os lados. Temores internos e ameaças externas intensificam sua crise. As dores do passado e o medo do futuro lançam sombras sobre sua vida. O presente o deixa confuso. Não encontra nos recursos dos homens nenhum alívio. Saúde, dinheiro e prazeres não podem moderar a sua dor emocional. Aventuras e conquistas não podem amenizar os vendavais de sua alma. Está muito aflito, aflitíssimo!

Uma prece. “(…) vivifica-me (…)”. Em face de sua extrema dor, o salmista clama por vivificação. O desânimo nos abate a ponto de secar nossa alma. A tristeza profunda transforma os cenários verdejantes do nosso coração num deserto cheio de cactos. Onde havia júbilo, a aflição traz a sinfonia dos gemidos. Onde havia brados de vitória, a aflição chega com sua bagagem cheia de derrotas amargas. Onde havia os raios fúlgidos da esperança, a aflição traz as nuvens escuras do desespero. É nessas horas que precisamos clamar aos céus para que nossa sorte seja restaurada. Precisamos de renovação, de restauração, de vivificação.

Um confortador. “(…) Senhor (….)”. A angústia pode vir de diversos lugares, mas nossa vivificação só pode vir do Senhor. Só Ele tem poder para enxugar nossas lágrimas, medicar nosso coração e curar as feridas da nossa alma. Só Ele tem poder para perdoar nossos pecados, quebrar os grilhões que nos deprimem e arrancar da nossa alma a dor que nos aflige. Só o Senhor pode curar o enfermo, dar paz ao aflito e salvar o perdido. Quando estamos em profunda aflição, somente Deus pode nos tirar desse poço escuro. Ele é poderoso para transformar nossos desertos secos em mananciais, nossos vales escuros em horizontes ensolarados, nossos dramas pessoais e familiares em motivos sobejos de louvor. O Senhor é o nosso amigo consolador. Para Ele não tem causa perdida nem problema insolúvel. Dele vem a nossa cura. De suas mãos procedem a nossa restauração.

Um instrumento. “(…) segundo a tua palavra”. Deus opera maravilhas em nossa vida segundo a sua Palavra. Ele chama-nos ao arrependimento pela voz poderosa da sua Palavra. Ele transforma-nos pelo poder de sua Palavra. Ele instrui-nos na verdade, segundo a sua Palavra. Ele guia-nos pelas veredas da justiça, pela luz da sua Palavra. É pela Palavra que nascemos. É pela Palavra que crescemos. É pela Palavra que atingimos a maturidade. Pela Palavra Deus nos salva e nos reveste de poder. Pela Palavra Deus nos consola e faz de nós instrumentos de consolação. Pela Palavra Deus enche nossa alma de gozo e vivifica o nosso coração.