Dia a dia, Meditação/Leitura Rápida

Paixão: Presente ou Maldição?

Uma encruzilhada com dois caminhos. Uma placa aponta para a direita com a palavra "benção" e outra placa aponta para a esquerda com a palavra "maldição". Um homem está parado na frente das placas em posição de pensamento.

Como a paixão pode ser uma coisa ruim? Depois de perceber que a paixão é algo que você encontra mais do que segue, você deve estar em um lugar bom (diria até que ótimo).
Se é isso que é conhecido como paixão harmoniosa, é ótimo:
Esse tipo de paixão, o tipo harmonioso, está associado à saúde, felicidade e satisfação geral da vida .
Já discutimos isso de outro ângulo. É colocar o processo acima dos resultados e forjar uma nova identidade.
Você está fazendo o que quer que seja – escrevendo, pintando, caminhando – porque ama a maneira como ela se sente ao fazê-lo, não pelos resultados da atividade. No processo, você começa a se identificar com o que faz , não com o que consegue.

OS PERIGOS DA PAIXÃO OBSESSIVA

Infelizmente, muitas vezes a paixão se torna algo totalmente diferente em nossa cultura competitiva e orientada para a comparação. Quando a paixão se torna obsessiva, leva ao esgotamento, à ansiedade, à depressão e a uma conduta antiética – porque o seu valor próprio fica vinculado aos resultados de sua atividade, que geralmente está fora de seu controle.

“Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.” 1 Tessalonicenses 4:4-5.

Na paixão obsessiva, você está viciado em uma atividade por causa de recompensas e reconhecimento externos. Um escritor obsessivamente apaixonado escreve porque quer se gabar de histórias publicadas e obter o status de best-seller.

Em vez de desfrutar da alegria de fazer o trabalho que você ama, você se torna escravo dos resultados e reconhecimentos externos. Exemplos desse fenômeno destrutivo incluem Lance Armstrong e Alex Rodriguez nos esportes, e Jeff Skilling (Enron) e Elizabeth Holmes (Theranos) nos negócios.

ESCOLHA SUA PAIXÃO, NÃO SEU VENENO

Em última análise, depende de você sua paixão pode ser um presente ou maldição. Aqui estão algumas coisas para mantê-lo positivo:

  • Não se compare com os outros;
  • Foco no processo e não só nos resultados;
  • Aceite o fracasso como caminho para o crescimento;
  • Celebre a vitória e volte ao trabalho;
  • Reflita regularmente sobre seu objetivo abrangente.
Uma seta desenhada por um mão no formato de gráficos de evolução.

A paixão é uma força poderosa que deve ser tratada com cuidado, pois se ela não vier de uma forma saudável, aos invés de se tornar um presente, se torna uma grande maldição para as nossas vidas. É  algo que deve ser construído aos poucos e valorizado para poder absorver coisas que podem ser edificantes durante os processos que a paixão nos proporciona. E, como dizemos por aqui, é sobre a jornada, não sobre o destino.

Abençõe outras pessoas:

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS E MEDITAÇÕES COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!