Quer estejamos na escola, criando uma família, no meio de nossa carreira ou equilibrando uma combinação desses, temos muitas oportunidades de mordomia.

Para aqueles que não estão familiarizados com a igreja falam ou que não tiveram o jargão explicado, mordomia significa uma responsabilidade pela propriedade de outra pessoa. Isso faz sentido quando percebemos que tudo o que temos nos foi dado por Deus. Ele quer que usemos esses dons e façamos grandes coisas com eles.

O tempo é um desses presentes. Disciplina, diligência e excelência são maneiras pelas quais usamos sua “propriedade” para agradá-Lo. Ser um bom administrador, no entanto, significa também fazer algo aparentemente contraproducente com o nosso tempo. Nós devemos descansar.

Aqui está o porquê de fazer um sábado semanal:

DEUS ORDENA

Nos dez mandamentos, Deus afirma claramente que devemos fazer um sábado. Não tomamos de ânimo leve os outros mandamentos, que incluem instruções contra roubo, assassinato e adultério. Por que ignorar este? Talvez seja porque as consequências não são óbvias. Para muitos de nós, parece ser uma escolha melhor não fazer um sábado. Pense em todo o trabalho que pode ser feito em um dia! No entanto, um sábado é para o nosso próprio bem.

Jesus disse que o sábado foi criado para o homem, não o homem para o sábado. Considere o sábado um presente. Nos ofereceram um tempo para descansar, recarregar e adorar a Deus. Nos é oferecido esse presente de descanso, mas geralmente o recusamos.

E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera. Gênesis 2:3

TRABALHO DE TRANSFORMAÇÕES EM REPOUSO

Tomar um sábado é uma disciplina, não um hábito. O sábado raramente chega convenientemente em um dia em que você não terá trabalho a fazer. Descansar significa um esforço intencional durante toda a semana para fazer tudo antes do sábado.

Por causa da minha disciplina, me tornei muito mais produtivo ao longo da semana. Toda semana, sinto que ganhei meu dia de descanso. Curiosamente, no sábado, eu realmente desejo trabalhar. Isso me leva a ansiar por trabalhar novamente.

O DESCANSO TRANSFORMA O LAZER

É importante distinguir entre procrastinação e sábado. Há uma diferença entre dizer: “Eu não fiz nada hoje, hoje será meu sábado” e intencionalmente tirar um dia de folga. Sem intencionalidade, pensamentos sobre o trabalho inacabado prejudicam o dia. Saber que você não foi produtivo geralmente leva a sentimentos de vergonha e frustração, em vez de descansar. Um sábado deve dissipar esses pensamentos.

Sim, o trabalho ainda precisa ser feito. Desta vez, porém, você está optando ativamente por ignorá-lo. Há tanta liberdade na capacidade de aproveitar um dia sem pensar no trabalho. Você pode aproveitar livremente o tempo de devoção, uma soneca, uma longa conversa com os amigos ou o tempo gasto realizando uma atividade criativa como a pintura.

Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações. Levítico 23:3

O DESCANSO EVITA O DESGASTE

Meu exemplo mais pertinente de compartilhar é minha experiência como estudante. No meu primeiro semestre do primeiro ano, desfrutei de um sábado semanal. No meu segundo semestre, minha disciplina ficou desleixada. Eu tinha dois empregos, acompanhamento de prática, funções de irmandade, reuniões de organização e trabalhos escolares mais difíceis. Parei de tomar um sábado e fiquei fisicamente e mentalmente esgotado. E eu credito isso a duas coisas: primeiro, eu não estava descansando. Não tive chance de dar um passo para trás, refletir ou respirar. Segundo, eu tinha muito no meu prato. Simplificando: se você está fazendo demais para tomar um sábado, está fazendo demais.

OS SÁBADOS EXIGEM CONFIANÇA EM DEUS

Assim como dizimamos nosso dinheiro, Deus exige que dizimemos nosso tempo. Como mencionado anteriormente, nosso tempo é realmente um presente Dele. Ele pede um dia da semana. Pode parecer demais, mas é aí que a confiança em Deus atua. Temos que confiar nEle que o trabalho que precisa ser feito será feito. Uma disciplina no sábado significa que priorizamos nosso bem-estar e tempo com Deus em vez de nosso trabalho.

DEUS NOS CONHECE MELHOR DO QUE NOS CONHECEMOS

Deus projetou o sábado por uma razão. Ele nos criou humanos com o desejo de trabalhar, ser criativo e produzir. Deus sabia o trabalho que isso exigiria de nós. O trabalho pode ser cansativo e uma distração de Deus. Muitas vezes, nós escorregamos em nossa vida espiritual porque “estamos muito ocupados”. Como nosso Criador, Ele sabe que somos criados para Ele. O tempo gasto descansando e com Ele é tão valioso quanto os seis dias de trabalho.

Você aceita o presente de Deus para você? Você fará um sábado?