Não estamos tentando agradar as pessoas, mas Deus, que prova nossos corações. 1Tessalonicenses 2: 4b

Eu quero dizer sim . Eu quero servir os outros. Eu quero fazer outras pessoas felizes. Após três décadas de envolvimento no ministério da juventude, dizer sim é quase instinto. Parece tão cristão . No entanto, como é simplesmente impossível fazer tudo de uma vez, aprendi que cada vez que digo sim , quase sempre envolve dizer não a outra coisa. Com demasiada frequência, especialmente nos meus anos mais jovens, ao dizer sim , encontrei-me sem querer dizer não às coisas que mais importavam.

Eu sei que é realmente difícil dizer não às pessoas que você ama ou um pedido que parece fácil sim . Mas, ao longo do caminho, progredi. Aqui está um diálogo por e-mail que tive com um colega na igreja há alguns anos:

Colega : Olá Doug, na segunda-feira à noite, 15 de outubro, estamos tendo uma classe de membros da igreja. Você poderia vir e falar para que possamos gravá-lo para uso em aulas futuras?

Eu : Oi! Obrigado por perguntar! Você pode me dar outro encontro? Segunda-feira é meu dia de folga e voltarei de uma conferência de vários dias do ministério da juventude, onde dormirei muito pouco. Eu posso realmente estar morto naquele dia.

Colega : Não me faça dizer que o pastor Rick está chegando no seu dia de folga !!! Infelizmente, é a única data em que podemos fazê-lo. Vamos amigo, por favor?

Eu : Se as técnicas de culpa funcionassem comigo, eu não teria durado quase 30 anos no ministério da juventude e provavelmente teria um trabalho chato como o seu. Deixe-me dar uma resposta na minha língua bilíngue e comunicá-la em vários idiomas diferentes – “não”.

Eu compartilho essa ilustração porque quero que você saiba que compreendo completamente como é difícil dizer não a manipular familiares, amigos ou colegas manipuladores, parecidos com doninhas, que usam vários pontos de exclamação para tentar fazer o que querem .

Com esse pedido em particular, uma resposta sim a ser ensinada durante essa aula seria tornar um não a várias coisas mais importantes –

• Um sim teria sido um não ao meu sábado.

• Um sim teria sido um não para descansar e refletir.

• Um sim teria sido um não para minha esposa e filhos.

E, francamente, minhas responsabilidades profissionais exigem que eu diga não à minha família mais do que o suficiente. Portanto, quando tiver escolha, direi não a muitas oportunidades e solicitações (muitas das quais são boas e significativas) para que eu possa dizer sim ao que mais importa.

Aqui estão as boas notícias: você pode aprender a fazer o mesmo! Na maioria das vezes, realmente temos a opção de dizer não . Quando dizemos não , podemos correr o risco de perder uma grande oportunidade ou de não sermos solicitados novamente. Mas, quase sempre, temos a opção de dizer sim ao que mais importa. O que você vai escolher?

FICANDO MAIS PROFUNDO:

1. Quando você disse sim a uma solicitação que resultou em ter que dizer não a algo que importava mais?

2. Hoje, para o que você precisa dizer não , para dizer sim ao que mais importa?

LEITURA ADICIONAL:

1 Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Gálatas 1:10 Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.