“Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero” (Sl 128.2).

Quando  eu estive em Israel, eu e o grupo percorremos estradas no deserto para chegar às cidades do roteiro turístico. Quando nós passamos pelo deserto Neguev, avistamos alguns pastores de ovelhas e seus rebanhos de ovelhas. Foi extremamente incrível! A viagem foi incrível, mas poder ver de perto a prática de uma das profissões mais antigas do mundo (Gn 4.2) foi simplesmente surreal. A profissão continua sendo impecável, sem interferência alguma da tecnologia, e isso é muito importante para preservar a história bíblica.

O  famoso rei Davi, antes de se tornar um líder militar, músico e poeta, era pastor de ovelhas e  desempenhava essa atividade com muita dedicação, amor e muita responsabilidade, apesar de sua pouca idade. Quando ele recebeu a notícia e a unção para ser o próximo rei de Israel, ele retornou ao seu trabalho no campo, aguardando o tempo certo da profecia se cumprir. Do fruto do seu trabalho Davi foi recompensado.

A história de Rute é romântica e comovente. Ela trabalhava no campo de Boaz, apanhando espigas, e, por desempenhar sua função com muita dedicação e excelência foi observada pelo seu senhor. Boaz promoveu Rute para um outro local, onde ela ficaria apenas com as  moças da fazenda e teria maior remuneração, alimentos e água. No final dessa história intrigante, Rute casou-se com Boaz; eles tiveram um bebê chamado Obede, que foi pai de Jessé e avô do rei Davi. Do fruto do seu trabalho Rute foi recompensada.

Quando nós fazemos além do que nos é direcionado, somos valorizados e recompensados.

“Fazei-o de todo o coração”

Na série brasileira adaptada do formato inglês “Undercover Boss”, grandes executivos de empresas aceitam o desafio de se disfarçar de funcionário e ir para a frente do trabalho operacional com o intuito de descobrir o que os seus “colegas” pensam a respeito da empresa e quais são as suas expectativas.  Nos episódios, alguns funcionários são abordados pelo diretor disfarçado, e um deles se destaca em suas atividades. Ao ser questionado sobre o que faz, ele respondeu: “Amo o que faço, amo o meu trabalho e faço como se fosse ao Senhor“. No final do programa, foram exibidos alguns colaboradores sendo recompensados, e esse rapaz estava entre eles.

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”, diz a Palavra de Deus em Colossenses 3.23. Por mais que nos sintamos para baixo e desmotivados, devemos dar bons frutos, ser bons profissionais, saber executar bem as tarefas e investir no conhecimento e desenvolvimento pessoal.

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mateus 25:21 ).

Assim diz o Senhor: “O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; Eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente” (Isaías 60.22).

Creia que na hora certa o Senhor lhe recompensará. Que você possa ser próspero e dar bons frutos sempre!

Deus abençoe você!