Sign in
Antonio Carlos Costa
4 hours ago·1 min read
O SUB-BRASIL QUE MILHÕES IGNORAM
Em fevereiro de 2020, um mês antes da pandemia, fiz uma viagem de 15 dias pelos bolsões de miséria de cinco estados do país: favelas e sertão do Nordeste e população ribeirinha do Norte. O resultado você verá nesta quinta-feira (11), às 9h, no primeiro capítulo do mini documentário “Caminhos da Fome” do Rio de Paz. O trabalho foi dividido em três episódios de cinco minutos cada, que exibirei uma vez por semana em minhas redes sociais.
Sem roteiro prévio ou qualquer recurso tecnológico, as filmagens foram feitas por mim com uma câmera GoPro, o que garantiu imagens e relatos captados naturalmente em cada lugar por onde passei. São histórias impressionantes!
A pobreza vista em Moçambique, na África, onde fomos construir casas para as vítimas de um ciclone, despertou a vontade de ir a essas regiões do Brasil.
A viagem teve dois objetivos: apresentar a realidade desses bolsões de miséria para propor políticas públicas para essas regiões e despertar a consciência da sociedade brasileira para essa causa ignorada por muitos.
O que não podia imaginar é que, um mês depois dessa viagem, a pandemia da Covid-19 tornaria esse cenário de extrema pobreza ainda numa miséria muito maior.
Fique atento às minhas redes e não perca “Caminhos da Fome”.
Fundador da ONG Rio de Paz, teólogo e jornalista.
Fundador da ONG Rio de Paz, teólogo e jornalista.

source