Nossa natureza busca zonas de conforto, de forma natural somos levados a desejar condições favoráveis. Ao acordar, desejamos em oração que o dia seja bom, e que termine bem. Pedimos ao Senhor que nos abençoe, nos agracie, que encontremos Seu favor ao lidar com as pessoas, no trânsito que nos livre de acidentes e incidentes, que consigamos ser produtivos no trabalho, que perfeito seria!
Como bem sabemos não é bem assim que ocorre, mesmo revestidos de oração, blindados pela fé, vamos nos deparar com situações nada tranquilas. Planejamos nossas ações, mas reagimos como de fato somos, e talvez a mudança do tempo, o molho na camisa, o colega mal-humorado, já nos tiram a paz.
Existe um valor nas adversidades, e como o sol nasce para os justos e os injustos, não estamos livres das intempéries, dos confrontos e desconfortos. O que nos diferencia é a forma com que lidamos com eles. O que preciso aprender? O que o Senhor quer nos mostrar com cada situação?
O segredo de uma vida vitoriosa é adorar, adorar a Deus nos torna invisível aos olhos do mal, nos leva a um lugar em que ele não alcança, não entende. Paulo nos ensina que tendo colocado tudo diante do Senhor em súplica e ações de graças, somos tomados pela paz que o mundo não compreende, que guarda nossos corações e mentes em Cristo Jesus. (Fl 4:9-10)
Adorar em quaisquer circunstâncias, veja exemplos de como adorar a Deus no SIM, no NÃO e no ESPERE:
SIM – Mateus 8-2
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra
NÃO – Mateus 15:22-27
E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã
ESPERE – II Cronicas 20:15-19
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco. Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.
As situações que enfrentamos neste mundo, muitas vezes nos levam a murmurar, a achar que Deus não nos ouve… Que seu doce Espirito nos leve a adora-lO, mesmo quando não entendemos, que possamos ser esses adoradores que o Pai busca, que possamos dizer: “Seja feita sua vontade”, mesmo que seja diferente da nossa, e declarar que aceitamos verdadeiramente como nosso Senhor, e não apenas o nosso Salvador.
Repare bem, nesses três exemplos citados acima, no SIM, no NÃO e no ESPERE, a boa perfeita e agradável vontade do Senhor foi tremenda!
Adore-o