Apocalipse

Apocalipse – Os Sete Selos do Apocalipse – Parte 3

Oi galera. Tudo joia?

Hoje vamos conversar um pouco sobre o livro do Apocalipse, uma palavra grega que significa “revelação”, e, no versículo 1 do capítulo 1, você lê que é revelação de Deus através de Jesus Cristo, para os seus servos, nesse caso os cristãos, sobre os últimos tempos, ou seja, sobre o que estará acontecendo no mundo até o final dos tempos.

Para melhor aproveitar este estudo, leia, na Bíblia, os textos assinalados e depois leia a explicação.

Existem várias escolas de interpretações do livro. Nós optamos pela Escola da História Contínua, por nos parecer a que mais está de acordo com o livro.

Entre as revelações, hoje destacaremos: “Os Sete Selos”. Eles são importantes no desenvolvimento dos acontecimentos, dos quais toda a humanidade está participando, muitas vezes sem entender o que está acontecendo.

Inicialmente, vamos entender o significado do selo no tempo de João, o autor do livro; o selo era usado nas correspondências importantes para lacra-las, usando-se chumbo derretido com a identificação de quem a enviava. Ninguém poderia abrir a correspondência a não ser o destinatário, logo era totalmente confidencial. Os selos do Apocalipse, também, são confidenciais no sentido de que os acontecimentos neles contidos, embora todo o mundo esteja participando, só os cristãos, que estudam as revelações, têm o conhecimento.

A abertura dos selos se inicia logo após a ascensão de Jesus Cristo (Ap 5:5) e continua até hoje…

1º Selo – (Ap 6:1,2) – O cavalo branco e seu cavaleiro portando um arco, tinha uma coroa e saiu vencendo e para vencer. Este selo, já está aberto, e é a pregação do Evangelho da Salvação através de Jesus Cristo, teve início após o Pentecoste e apesar de todas as perseguições tem sido vencedor. A coroa é símbolo da autoridade que a igreja tem no nome de Jesus Cristo. (Mt 16:19). O arco significa que a igreja é parte da ama, pois arremessa a flecha que é Jesus Cristo que é quem derrota o inimigo.

2º Selo – (Ap 6: 3,4) – O cavalo vermelho e o seu cavaleiro, tinha o poder de tirar a paz entre os homens, para que se matassem uns aos outros, possuía, também, uma grande espada. Este selo, já aberto e ronda pelo mundo, significa as guerras, cada vez mais sofisticadas e mortais, a grande espada é o aperfeiçoamento das armas, não tem nada a ver com a espada de dois gumes
que é a Palavra de Deus. (Hb 4:12).

3º Selo – (Ap 6: 5,6) – O cavalo preto e seu cavaleiro com uma balança na mão. Este selo já está aberto e é o que mais mata. O mundo está atravessando por crise e a fome está cada vez mais presente, principalmente em países menos desenvolvidos, entretanto, vem a ordem de não danificar o azeite (unção) e o vinho (a comunhão com Jesus).

4º Selo – Ap 6: 7,8) – O cavalo amarelo (pálido) e o seu cavaleiro. Já está aberto e ronda pelo mundo todo. Simboliza a morte e o Hades (lugar dos mortos) a segue. Tem autoridade para matar, entretanto, é limitado o seu poder de usar: armas, fome, pestes e ataques.

5º Selo – (Ap 6: 9-11) – O clamor dos mártires, que morreram e morrem por causa do testemunho e da fidelidade na Palavra de Deus. Já está aberto. Clamam por justiça, e foi-lhes dado uma vestidura branca (sem pecados) e que repousassem ainda por um pouco, até se  completar com os que ainda serão mortos pelas perseguições religiosas que estão cada vez mais frequentes.

6º Selo – (Ap 6:12 – 17) – O início da resposta de Deus ao clamor dos mártires. Já está aberto e cada vez mais ativo. São sinais na terra e no cosmo que denotam fenômenos naturais, e que aumentam de intensidade com o se aproximar do soar das trombetas. Tempestades solares de grande intensidade, queda de meteoritos, cada vez mais intensa e maiores. Furacões, tornados e
grandes tempestades que acabam inundando boa parte da terra. Os incrédulos fogem horrorizados, embora tais fenômenos, ainda sejam explicados pela ciência.

7º Selo – (Ap 8:1-6) – Na abertura do último selo, houve um silencio profundo na terra, por um pequeno espaço de tempo, e foi dada as sete trombetas aos sete anjos. Foi colocado junto ao altar um incensário com as orações dos justos. E o incensário com o fogo do altar foi arremessado contra a terra, provocando fortes sons, gritos, relâmpagos e terremoto. Portanto, o sétimo selo
é o anúncio das sete trombetas, que é um assunto para conversarmos numa próxima oportunidade.

E aí, deu para entender? Qualquer dúvida, entre em contato com o blog.
Deus os guarde e os abençoe.
Do amigo e pastor
Paulo

Abençõe outras pessoas:

1 Comentário

  1. MARA

    ESTOU ESTUDANDO SOBRE O LIVRO DO APOCALIPSE E GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén

RECEBE MAIS TEXTOS COMO ESSE NO SEU E-MAIL

NÃO PERCA A CHANCE DE SER ABENÇOADO!!