Cristo Rei

Por que se fala em Cristo Rei quando Jesus diz de si mesmo: “O meu reino não é deste mundo” (Jo 18,36)?

João nos revela que este estranho diálogo entre Pilatos e Jesus diz respeito à realeza de Cristo. Pilatos insiste: “Você é um rei?”, “Então você é um rei?”, “Eis o seu rei!”.

E Jesus responde: “O meu Reino não é deste mundo”, ou ainda: “Dizeis: Eu sou Rei. Eu nasci, vim ao mundo só para dar testemunho da verdade”.

Uma coroa de espinhos em sua cabeça e um cetro de junco em Sua mão, a mancha de um manto em Sua carne ferida.

Estas são as irônias desta realeza chocante, onde o homem vestido desta forma é tanto Rei quanto Reino.

E ao paradoxo acrescentamos que Jesus fez disso uma bem-aventurança no presente: “Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o Reino dos céus”.

O bom ladrão entendeu: ele não pede para ser retirado da cruz, ele pede o Reino. E este Reino não é um conceito, uma doutrina, é antes de tudo uma Pessoa que tem o rosto e o nome de Jesus de Nazaré: “Hoje estarás Comigo no Paraíso!”


Cristo Rei e seu trono de misericórdia

O Reino se inaugura no coração do homem: é ali que Cristo quer reinar antes de tudo.

Devemos, portanto, deixar as rédeas do poder sobre a nossa vida para deixar que Cristo Rei a governe.

“Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo” (Mt 3,2; 4,17). Graças a esta conversão, Cristo pode então estabelecer o Seu Reino sobre nós, porque é a sua Verdade que nos liberta.

Ressuscitado e glorioso, Jesus manifesta o caráter real e universal de sua realeza: “Todo o poder me foi dado no céu e na terra” (Mt 28,18).

A Igreja já é o Reino de Deus neste mundo. Ao comunicar a vida divina aos homens, ela estende o Reino de Cristo na Terra.

O Cristo Rei se senta em seu trono de misericórdia, esperando para nos conduzir diante de sua glória para entrarmos plenamente na vida eterna.

O rei dos judeus

Cristo

Humanamente falando, não se pode festejar e louvar um rei que tem como trono uma cruz, pensar num rei crucificado.

Quando Jesus está na cruz, lemos no Evangelho de Lucas, à sua volta “o povo ficava para ver; os chefes, por sua vez, riam dele, aproximavam-se dele para lhe oferecer vinagre e diziam: ‘Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo’”.

Pendurado nu na cruz, ele foi um rei que precisou de um sinal para ser identificado: “Este é o rei dos judeus” .

Onde está a glória, a majestade, o esplendor do rei? Como é possível ler na cruz não mais um sinal de maldição, mas o instrumento do triunfo de Cristo, símbolo da vitória da vida sobre a morte?

Para nós a tentação mais sedutora é sermos atraídos por um poder que não é o de Deus narrado por Jesus Cristo.

O poder de Deus, por outro lado, é poder na misericórdia, no amor, em se rebaixar, na lógica da cruz, aquela cruz que é uma maldição porque é um acontecimento sem precedentes.

Falha aos olhos do mundo, mas, ao mesmo tempo, a possibilidade de alcançar aquela vida plena que Deus pensara para o homem no ato de criá-lo.


Cristo nos libertou das trevas

Cristo é Rei, porque terá a última palavra da história, de todas as histórias. Paulo escreve aos Colossenses: “Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do Filho por seu amor, por meio do qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.

Dizer que Cristo é o Rei significa não se render à evidência da derrota de Deus e do homem, crendo que o mundo não está caindo no caos e nas trevas da morte, mas no mais terno abraço do Pai.

“Ele é o começo, o primogênito daqueles que ressuscitam dos mortos, para que tenha o primado sobre todas as coisas”.

“Você não teme a Deus, você que está condenado ao mesmo castigo?”, diz um dos dois criminosos crucificados com Jesus para o outro.

Deus em nosso sofrimento, Deus na mesma cruz do homem, Deus está muito próximo à paixão de cada homem. Ele vive na morte para que cada filho seu vai para o paraíso, porque é o primeiro dever de quem ama.

Ele é o nosso rei, o único que hoje continua a nos acompanhar no caminho da nossa vida.

Na cruz, a inscrição de “rei dos judeus” é o motivo da condenação de Jesus, o Galileu, e significaria, na mente dos líderes, o fim de sua afirmação absurda.

Em vez disso, é a afirmação de que ali mesmo, na cruz, no lugar da maior dor e da derrota mais humilhante, no momento dos insultos e abandonos, toda a história deste Rei se ilumina e brilha a sua glória, a glória do maior amor.

Por não ter mais nada, ele atrai tudo e todos para si. Por estar totalmente impotente, ele pode fazer com todos nós o que nenhum rei pode fazer com seus súditos. Em sua aparência fracassada e derrotada, ele triunfa sobre a Terra.

A força de Cristo rei

Comparado a Mateus e Marcos, o evangelista Lucas parece mais interessado em destacar o motivo dessa estranha, paradoxal e misteriosa realeza.

Quando relata a entrada messiânica em Jerusalém, apenas o terceiro evangelista atribui explicitamente o título de rei àquele que vem: “Bendito aquele que vem, o rei, em nome do Senhor!”.

No interrogatório diante do Sinédrio, Jesus afirma: “Doravante o Filho do homem se assentará à destra do poder de Deus”: uma clara alusão ao Salmo 110.1, muito citado para indicar a investidura real do Messias.

A realeza ressurge no julgamento perante Pilatos e no encontro com Herodes. Lucas afirma claramente que Jesus foi acusado de ser rei: “Ele subverteu a nossa nação.
Na cruz, o reinado de Cristo recebe a última negação e ao mesmo tempo a mais solene afirmação.

No deserto, Jesus teve que sofrer o assalto de Satanás três vezes, que, depois de ter tentado em vão seguir o caminho de um messianismo, se afastou dele para voltar ao tempo determinado (4:13 ).

Agora, no Calvário, o tempo designado termina. Três vezes o desafio temperado com zombarias e insultos é dirigido ao rei crucificado: “Salve-se!”.

A mesma acusação é feita contra ele pelos soldados, representantes do poder político, que literalmente zombam dele , mas Jesus está politicamente impotente.

Por fim, é-lhe dirigido por um dos criminosos crucificados, representantes da opinião pública. Lucas escreve literalmente que o blasfemava.

Neste ponto a cena se inverte: os chefes, os soldados e um criminoso pediram a Jesus uma demonstração de força.

Se Jesus aceitar e descer da cruz, ele se mostrará um “forte”, um verdadeiro “rei” ante os homens.

Em vez disso, um pobre lhe pede uma demonstração de bondade: “Lembre-se de mim!”. O primeiro malfeitor pensa assim: se achou melhor do que a gente, acaba pior do que a gente, então ele é igual a nós.

Jesus ressuscita

Todos nós queremos um messias que se salve, porque no fundo cada um de nós quer se salvar.

Mas precisamente porque ele não pode salvar a si mesmo – já que por amor ele se renunciou – Jesus pode nos salvar também.

Porque Jesus ressuscitou e se tornou rei perante os homens. Paulo, na primeira carta aos Coríntios, afirma que Cristo ressuscitou no terceiro dia.

O anúncio da ressurreição foi recebido pelas mulheres “depois do sábado, na madrugada do primeiro dia da semana” (Mt 28,1).

Como prova disso, os cristãos ainda celebram a ressurreição de Cristo no domingo. Deste ponto de vista, o terceiro dia é o domingo.

Também há um significado simbólico. No livro do Gênesis lemos: “No terceiro dia Abraão ergueu os olhos e viu de longe aquele lugar” (22.4).

Segundo uma tradição, o terceiro dia é aquele em que a vida é restaurada aos mortos, como escreve o profeta Oséias: “No terceiro dia nos ressuscitará e viveremos em sua presença” (6,2).

O crucifixo, que não quis se desvencilhar da cruz, é nosso verdadeiro e único símbolo do Senhor.

Crer em Jesus e fortalecer a fé

Dizer hoje que Cristo é rei e Senhor significa reconhecer uma verdade. Reconhecer Jesus como o Filho de Deus significa reconhecer um fato.

Reconhecer que Cristo é rei e Senhor significa submeter-se à sua realeza e senhorio. Significa reconhecê-lo como “meu” Senhor; significa ser servo de Cristo Rei e nosso Senhor.

Pendurado na cruz de nosso desamparo e derrota, crucificado com os pregos da doença, fome, egoísmo, ódio; na agonia da esperança e do amor, no medo que vê apenas escuridão e vazio, muitos de nossos irmãos precisam de provações para acreditar que Cristo é seu único salvador.

Hoje há necessidade de cristãos que não se deixem vencer pelo mal. Que não desistam de vencer o mal com o bem. Que não tenham medo de parecer perdedores. Que saibam amar mesmo quando sejam tentados ao contrário.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta