Em um belo dia, um casal estava acampando no extremo de uma floresta norte americana, e quando estavam voltando para o acampamento a noite, viram dois ursos do sexo masculino brigando um com o outro, e pararam para assistir.

Caminhando a distância visualizando aquele belo espetáculo, o marido perguntou, porque será que estão brigando? Logo a esposa falou deve ser por causa de uma fêmea, e ele perguntou, onde ela está? Ela prontamente respondeu, deixou eles a uns 20 minutos atrás e os dois caíram na gargalhada.

Essa história vai ilustrar esse texto, o ponto do conflito não era a femea, mas sobre ser o melhor urso.

A maioria das “brigas” não são sobre política ou princípios, sobre certo ou errado; elas são quase sempre sobre o orgulho. A sábio livro de provérbios leva a raiz do problema quando ele escreve: O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho. Provérbios 13:10

Brigas e discussões são alimentadas pelo orgulho, pela necessidade de estar certo, por querer sair por cima, ou defender nosso território e nosso ego.

Por outro lado, a sabedoria reside com o bem aconselhado, aqueles que ouvem e aprendem, aqueles que se permitem ser instruídos. Há sabedoria em quem é humilde, aqueles que põem de lado a sua própria ambição egoísta e reconhecem os seus limites de entendimento; ouvem o ponto de vista da outra pessoa; permitem que o ponto de vista da outra pessoa aprimore seu conhecimento. Esta é a sabedoria de Deus que espalha a paz onde quer que vá.

Querido Pai Celestial, ajude-me a combater meu orgulho diariamente, é tão fácil tirar meus olhos de Você e se concentrar em mim mesmo. Dá-me um coração humilde.

Humildade traz sabedoria

Texto extraído do Out Daily Bread, escrito por David Roper e adaptado por Kaio Henrique