Esperar em Deus

Por Kaio Henrique •  Atualizado: 09/09/21 •  5 min de leitura

Esperar por Deus significa entregar a ele todas as suas preocupações e confiar nele de todo o coração, não importa o que aconteça. Os versos bíblicos frequentemente dizem isso de uma certa maneira: “Espere no Senhor.” Esperar por Deus é um exercício de paciência e fé.

Mas há muitas pessoas que realmente não entendem o que devemos esperar que os ensinos bíblicos de Deus impliquem. Principalmente porque o tempo de espera no Senhor costuma ser longo e doloroso.

Esperando pelo Senhor!

O significado da espera expressa o sentimento de confiança e expectativa. Quando a Bíblia diz “espere pelo Senhor”, isso significa que o crente deve estar cheio de esperança em Deus, ele deve confiar fielmente nas obras de Deus. Essa espera não é uma espera comum, mas uma espera de fé.

Portanto, quem espera no Senhor não desiste do caminho, não toma decisões por conta própria e não sucumbirá ao seu livre arbítrio. Enquanto esperam por Deus, os cristãos têm como certo que a ajuda de Deus virá no tempo devido. Porém, este momento não é baseado na pressa humana, mas na vontade de Deus.

Davi é um dos autores bíblicos mais escritos sobre a necessidade de esperar por Deus. Por exemplo, no Salmo 27, Davi declarou: “Creio que verei a graça do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmo 27: 13,14 )

Os salmos também ensinam os crentes a esperar por Deus em todas as circunstâncias. O autor do Salmo 130 disse: “Espero no Senhor; o meu coração o espera e aguardo as suas palavras” (Salmo 130: 5). Em seguida, o mesmo autor exortou o povo de Jeová a aguardar sua provisão: “Espero que Israel esteja em Jeová, porque em Jeová há misericórdia e abundante redenção nele” (Salmo 130: 7; cf. Salmo 131: 3).

Esperar em Deus inclui ser perseverante no sofrimento

Em algum momento de sua vida, Davi escreveu: “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele prostrou-se e ouviu o meu clamor” (Salmo 40: 1). No texto hebraico desta frase, o conceito de esperar muito tempo por Deus na dor é muito enfatizado.

Os crentes devem esperar por Deus no sofrimento sem desistir, esperando o tempo quando Deus responder. Quando um crente espera pelo Senhor, sua fé é verdadeiramente testada, aperfeiçoada e aprovada.

O apóstolo Paulo escreveu que a glória da salvação também está na adversidade; conhecer a adversidade produz paciência, paciência produz experiência e experiência produz esperança. No entanto, essa esperança nunca trará o caos. Isso porque se baseia na certeza inequívoca do amor de Deus, derramado nos corações dos crentes por meio do Espírito Santo que lhes foi dado (Romanos 5: 3-5).

O que espera no Senhor jamais é confundido

Davi mais uma vez falou sobre a importância de esperar por Deus, e o que ele disse foi consistente com o que Paulo escreveu. Ele disse: “Na verdade, aqueles que vos servem não serão confundidos; os que pecam sem causa serão humilhados” (Salmo 25: 3).

Pessoas que estão longe do Senhor frequentemente mostram que devem assumir o controle de suas vidas. Aos olhos das pessoas, as pessoas ímpias parecem levar uma vida estável e parecem ser seus mestres. Mas tudo isso é uma ilusão. Na verdade, pessoas ímpias vivem em um caos perpétuo sem nenhuma esperança real.

O bandido viola a lei de Deus e tem prazer nisso porque pensa que está ficando bom. Sua vida parece que o dia do julgamento nunca chegará. Mas aqueles que esperam por Jeová não apenas acreditam em sua misericórdia e ajuda, mas também que em breve a ira de Deus será derramada sobre pecadores impenitentes. Os crentes que estão esperando pelo Senhor nunca ficarão confusos sobre essas coisas.

Quem espera no Senhor possui um alvo superior

A Bíblia compara os ímpios que se entregam à ilusão e ao vazio com os justos que confiam em Jeová (Salmo 31: 6). A prosperidade e o sucesso de quem confia em suas próprias forças é uma realidade frágil e efêmera, mas quem espera no Senhor e segue seu caminho terá a felicidade eterna (Salmo 37).

O sábio autor de Provérbios exorta seus leitores a não buscarem vingança pessoal, mas a esperar que o Senhor obtenha a verdadeira salvação dele (Provérbios 20:22). Também no livro de Provérbios, o autor da Bíblia aconselha os crentes a confiarem no Senhor de todo o coração e não confiarem em seu próprio entendimento (Provérbios 3: 5).

O povo de Deus espera dele não apenas para obter ajuda temporária nesta vida, mas também para a salvação final e eterna. Numa profecia de significado escatológico, o profeta Isaías disse: “Naquele dia dirá: Eis que este é o Deus que esperamos e ele nos salvará; este é o Senhor que esperamos; nós somos por causa dele Alegrai-vos na salvação ”(Isaías 25: 9).

Tiago escreveu que a vida de um verdadeiro cristão deve ser marcada pela espera no Senhor. Isso porque o grande desejo dos crentes está relacionado ao tão esperado dia da volta de Cristo. Portanto, os santos devem perseverar até esse dia chegar (Tiago 5: 7-8). Além disso, o próprio Jesus mostrou na parábola das dez virgens que esse tipo de espera deve ser entusiástico, persistente e vigilante (Mateus 25: 1: 13). Os crentes devem esperar por Deus até o fim.

Kaio Henrique

Tenho 28 anos, sou da igreja Por Amor em São Caetano, participo efetivamente do ministério infantil. Entendo que meu chamado é servir onde estou e onde for levado