O Que Jesus Fez Por Nós

Por Kaio Henrique •  Atualizado: 16/01/20 •  6 min de leitura

Você pode ouvir esse artigo: clicando aqui

Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, para que sejamos perdoados quando confiarmos no que Cristo fez lá. Quando, pela fé, recebemos o sacrifício que ele ofereceu, podemos ter a vida eterna e escapar do justo julgamento de Deus Pai. Na cruz, Jesus voluntariamente levou nossos pecados. Ele permitiu que as pessoas mentissem sobre ele e o matassem. Ele usou o mal feito a ele para trazer o bem aos outros. Ele se sacrificou e demonstrou o maior amor de todos. Na cruz é onde somos redimidos, e é onde nossa dívida pecaminosa com Deus é cancelada.

A seguir, uma lista de passagens das Escrituras que nos dizem o que Jesus fez na cruz:

1. Ele deu sua vida por nós.
 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” 
João 10:11

2. Demonstrou o maior ato de amor.
 “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” 
João 15:13

3. Reconciliação com Deus.
“Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” 
 Romanos 5:10

4. Nos justificou.
“Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.”  
Romanos 5:18

5. Ele morreu para o pecado.
Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.”
Romanos 6:10

6. Morreu por nossos pecados.
“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”
1 Coríntios 15:3

7. Ele se tornou pecado.
“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.”
2 Coríntios 5:21

8. Ele terminou a expiação.
“Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”
João 19:30

9. Reconciliou judeu e gentio.
[…] e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.”
Efésios 2:16

10. Humilhou-se.
“E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”
Filipenses 2:8

Imagem em silhueta. Grupo de pessoas com maõs dadas em fileira em pôr do Sol.

11. Reconciliou todas as coisas.
“e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”
Colossenses 1:20

12. Cancelou nossa dívida pecaminosa.
“e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz”
Colossenses 2:14

13. Venceu o diabo.
“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo”
Hebreus 2:14

14. Consumou a Nova Aliança.
“Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez”
Hebreus 9:15,16

15. Ele nos redimiu.
“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”
1 Pedro 1:18,19

16. Carregou nosso pecado.
“Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.”
1 Pedro 2:24

17. Morreu por pecados.
“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito”
1 Pedro 3:18

18. Propiciou nossos pecados.
“Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.”
1 João 2:2

19. Ele cumpriu a profecia.
“Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.
Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.”
Salmos 22:14-18

20. Ele cumpriu a profecia.

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.”
Isaías 53:4-7

21. Ele cumpriu a profecia.

“E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem transpassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.”
Zacarias 12:10

Kaio Henrique

Tenho 28 anos, sou da igreja Por Amor em São Caetano, participo efetivamente do ministério infantil. Entendo que meu chamado é servir onde estou e onde for levado

Continue Lendo