Leve meu conflito, por favor

A idéia do riso curando o que aflige você não é nova. No século 14, um cirurgião chamado Henri de Mondeville relatou que ouvir piadas e histórias tolas pareciam ajudar seus pacientes a se recuperarem. Além disso, os líderes de pensamento histórico em saúde mente-corpo, incluindo o filósofo Immanuel Kant, o neurologista Sigmund Freud e o psiquiatra Wiliam Battie, todos identificaram uma boa gargalhada como uma ferramenta essencial para combater doenças.

A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Provérbios 15:13

Mais recentemente, pesquisas realizadas em Stanford mostram que risos involuntários e “forçados” parecem apoiar melhor a função cardiovascular e reduzir a pressão arterial. Outros estudos apontam para a idéia de que uma boa risada na barriga pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico, diminuir o estresse, aliviar a depressão e a ansiedade e reduzir a dor em pacientes com câncer.


“Embora ainda não esteja claro exatamente por que ou como o riso pode estar associado aos benefícios para a saúde, os especialistas especulam que ele funciona em parte relaxando os músculos, melhorando a circulação e liberando endorfinas no cérebro”. A questão-chave da pesquisa é a mesma da realidade da comédia: o tipo de risada varia muito, de autêntico e involuntário a social e forçado, e é difícil de definir.

Entre na piada

Fazer cócegas no seu osso engraçado a ponto de impactar positivamente seu bem-estar está diretamente relacionado ao contexto. Na verdade, você é 30 vezes mais propenso a rir se estiver com outra pessoa do que se estiver sozinho.


Viver, amar, rir é claramente muito mais do que o slogan de imã de geladeira de sua mãe. É uma receita para uma saúde melhor :


“O humor pode criar um ambiente que resulta em conexão humana, e a conexão resulta em uma sensação de segurança psicológica. Quando alguém está neste modo, sua fisiologia funciona da melhor maneira possível”.


O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22


Então vá em frente e faça como um pato voador de cabeça para baixo, porque grasnar é bom para você. Fique calmo, Francis – as piadas do pai nunca machucam ninguém, principalmente vindo de uma mãe.


E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”. Gênesis 21:6


Portanto, procure regozijar-se no Senhor para que, desta maneira, você também possa ajudar outras pessoas a se deleitar nEle e encontrar de fato motivos para poder sorrir. O Senhor deve ser suficiente para nós, motivo único para sermos felizes e assim sermos curados e curar por meio de um simples e poderoso sorriso. Sorrir é o melhor remédio.