Santo Cristo

Por Kaio Henrique •  Atualizado: 16/11/21 •  9 min de leitura

Por que eu preciso acreditar em Santo Cristo?

A maioria das pessoas hoje acredita em algo ou alguém que é maior do que elas. Muitos gostariam de acreditar em Deus, mas acham muito difícil. Para eles, Deus parece distante e desinteressado em nossa vida de altos e baixos.

Por dois mil anos, os cristãos afirmam que conhecem a Deus por meio de Jesus Cristo e que é possível crer Nele nesta vida e na eternidade.

Então, o que significa ter fé? Mostramos que temos fé todos os dias. Quando confiamos Nele e em sua experiência.

Cristão é aquele que confia em Deus, aquele que acredita que Ele está presente.

Por que acreditar em Santo Cristo?

Ao ser cristão, o cristianismo nasce como tarefa de vida para todos aqueles que o podem praticar, porque têm o discernimento de seguir o ensinamento de Jesus e de testemunhar a sua verdade, inscrita no mandamento: “Amem-se uns aos outros como eu vos amei”.

E seguir a tarefa, para um cristão, é viver como Jesus nos amou. Não é um amor genérico. É antes um amor sem limites, mas possível, demonstrado por Jesus com a sua existência para todos, especialmente para os pobres ou aqueles que “vivem do avesso da história”.

Para os que são marginalizados, excluídos. O amor de Santo Cristo é, literalmente, dedicação total ao outro. Manifesta os olhos cheios de compaixão pela imensa dor dos outros e por todo o sofrimento, mesmo o do inimigo.

Portanto, se a fé é um dom que estabelece uma tarefa, não há outra maneira de um cristão realizá-lo senão por meio da dedicação.

A fé em Santo Cristo

Santo cristo

Esta é a razão espiritual pela qual a tradição cristã preza, a fé nunca está “sozinha”.
Trabalhar por meio da caridade não é opcional para a fé cristã.

Por outro lado, Jesus também encontrou uma forma de descrença na hipocrisia religiosa que faz-se orar apenas com os lábios, enquanto o coração está longe do Senhor.

A religião assinala a existência da fé, que no entanto só o é se for testemunho pela doação de si no amor segundo Santo Cristo.

Assim, amar o inimigo é cristão, odiar o inimigo não. Novamente, fazer o bem àqueles que o prejudicam é cristão, e se vingar não o é.

Na verdade, quem o faz vive contra a própria natureza da alma e, portanto, não reconhece a própria natureza do amor de Deus.

Quem é o Deus em que os cristãos acreditam?

Deus é o nome dado ao criador da vida. Não é fácil provar a existência de Deus com a razão pura, como se a existência de Deus fosse a conclusão de um raciocínio lógico.

Mas, da mesma forma, não podemos trazer uma prova lógica do amor, mas isso não significa que o amor não exista.

Nós, seres humanos, vivemos no tempo, temos um começo e um fim. E já que somos feitos assim, tendemos a pensar que é a mesma coisa para Deus também.

Mas a Bíblia nos diz que Deus não tem começo nem fim. Ele não está sujeito ao tempo como nós.

Achamos difícil compreender esse conceito porque nossas mentes são limitadas. Só podemos entender o que vemos e sabemos, e pensamos que isso é tudo o que pode ser.

Mas Deus é muito maior do que nossas mentes podem compreender. Ele sempre esteve lá: ele nunca muda, nem envelhece como nós.

Deus é a única coisa que não muda em um mundo em mudança. O mundo que Deus fez é de extraordinária beleza e ordem.

Não podemos ver Deus, embora tudo ao nosso redor seja um sinal de sua presença ativa.

Mas há muitas coisas em nossa vida diária que não podemos ver: o vento, a eletricidade, o ar, as ondas de rádio e, ainda assim, sabemos que estão lá.

Não podemos ver o amor, mas sabemos que está nas pessoas que se preocupam conosco.

Não podemos ver Deus com nossos olhos, mas sabemos no fundo de nós mesmos que ele está lá.

Jesus disse: “Deus é espírito”. Ele está cheio de força ativa e vida, sem limites de tempo ou espaço.

Nós também temos um espírito, uma alma. É a fonte de todos os nossos ideais, esperanças e pensamentos.

Deus é tudo isso, mas com perfeição. Não é de estranhar que Santo Cristo afirmou que é precisamente este grande Deus, pai de todos, que devemos adorar em espírito e em verdade.

Como posso conhecer a Deus e a Cristo?

Se somos chamados a aprofundar nosso conhecimento de Deus, também é verdade que não podemos fazer isso sozinhos.

No passado, Deus nos fez conhecer sua vontade por meio de homens santos que viviam perto dele. Ele deu a Moisés as leis, os Dez Mandamentos, não só para o povo judeu, mas certamente também para todos os povos de todos os tempos.

Se essas leis fossem respeitadas, o mundo seria um lugar muito mais feliz, sem roubos, assassinatos e violência.

Mas a grande revelação final de Deus aconteceu na pessoa de Jesus. Quando nos voltamos para Santo Cristo, vemos Deus em pessoa.

“Mostra-nos o Pai. Só isso nós precisamos”.

Jesus respondeu:

“Quem me viu, viu o Pai”.

No relato do Evangelho sobre a vida de Jesus, João tem o cuidado de mostrar que Jesus não veio à existência apenas em Belém. Essa foi apenas a maneira que ele escolheu para entrar no mundo.

Mas Ele sempre existiu.

“Ele estava com Deus e era um com Ele”.

“Desde o início ele estava com Deus”.

“Por meio dele Deus fez tudo, Ele era a fonte da vida”.

“Ele sim homem de fé e, cheio de graça e verdade, vivido entre nós vimos a sua glória, a glória que lhe pertencia em quando filho unigênito do Pai”.

Por que acreditar em Jesus Cristo?

Jesus é o único caminho para Deus: totalmente humano e ao mesmo tempo totalmente divino. Homem perfeito e Deus perfeito.

Ele era totalmente humano, nascido da Virgem Maria. Ele cresceu em uma família comum e passou os primeiros anos de sua vida trabalhando como carpinteiro no pequeno vilarejo de Nazaré, na Galiléia.

Aos trinta anos saiu de casa e cuidou de todos os necessitados. Ele ressuscitou os mortos na presença de testemunhas.

Ele ordenou que os espíritos malignos deixassem aqueles que estavam possuídos por eles, restaurando a paz e a integridade em suas mentes.

Seu ensino maravilhoso sobre o Reino de Deus foi sustentado por uma vida perfeita, sem mancha, sem pecado e sem egoísmo.

Ele se sentia confortável com todos, aceitando-os com respeito, não importando quem fossem ou o que fizessem.

O Santo Cristo sabia o que significava estar com fome e sede, e estar tão cansado que adormeceu em um pequeno barco no meio de uma tempestade.

Ele sabia o que significava chorar nas profundezas da própria dor e experimentou a solidão e o abandono de seus amigos.

Ele sofreu a dor mais terrível quando foi açoitado e crucificado sem misericórdia – a morte mais dolorosa que o mundo antigo poderia imaginar – mas até o governador romano teve que admitir que não encontrou nenhuma falha nele.

Jesus era um homem perfeito sob todos os pontos de vista.

A igualdade com Deus

Mas ao lado de sua vida perfeita, Jesus fez as afirmações mais surpreendentes. “O Pai e eu somos um”, disse ele uma vez, afirmando sua igualdade com Deus.

Ele disse que tinha o poder de perdoar pecados, declarando abertamente que estava fazendo o que só Deus pode fazer.

Ele prometeu paz a todos aqueles que se confiavam a ele: “Venham a mim todos vocês que estão cansados ??de carregar fardos pesados, e eu lhes aliviarei”.

Afirmou ter o poder de fazer ressuscitar para a vida eterna todos os que nele crêem: “Meu rebanho escuta a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem. Eu dou a eles vida eterna e eles nunca morrerão. Ninguém pode tirá-los de mim”.

Conhecer Santo Cristo é conhecer a Deus. Confiar nele é confiar em Deus. Honrá-lo é honrar a Deus.

Por que o Santo Cristo morreu?

Jesus veio para nos mostrar qual é a verdadeira face de Deus, o fez com sua vida e seus ensinamentos.

Ele descreveu o amor, a verdade e a justiça de Deus usando histórias da vida que qualquer pessoa poderia entender.

Mas o maior motivo de sua vinda foi a resolução do problema fundamental de cada pessoa viva: orgulho e egoísmo.

Isso é exatamente o que há de mais errado no mundo. Esta é a causa de todas as brigas e rupturas nas relações entre as pessoas e entre as nações . A Bíblia simplesmente chama isso de pecado.

Portanto, o pecado não é apenas matar, roubar ou praticar a maldade. Está profundamente enraizado no coração da humanidade.

Infelizmente vivemos em um mundo imperfeito, cheio de dor e sofrimento, rejeição e raiva.

Nós fazemos parte dessa realidade. O que os outros fazem e dizem nos afeta e causa dor e lesões.

Para mudar essa situação era necessário alguém que não tivesse pecado, alguém que fosse absolutamente perfeito e, portanto, capaz de nos trazer de volta a Deus.

Para isso acontecer, o problema do pecado do homem tinha que ser resolvido. Por isso, o Santo Cristo morreu por nós. Uma morte cruel, mas da qual Ele ressuscitou no terceiro dia para nos salvar.

Kaio Henrique

Tenho 28 anos, sou da igreja Por Amor em São Caetano, participo efetivamente do ministério infantil. Entendo que meu chamado é servir onde estou e onde for levado