Por que um motorista embriagado acaba ileso de um acidente, enquanto sua vítima sóbria está gravemente ferida? Por que as pessoas más prosperam, enquanto as boas sofrem? Quantas vezes você já ficou confuso com tudo que estava acontecendo em sua vida e gritou: “Será que Deus não está cuidando de mim? ”

Habacuque lutava com essa mesma pergunta quando se viu em uma situação angustiante em Judá, onde a maldade e a justiça estavam crescendo (Hc 1:1-4)

Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Habacuque 1:2

Sua dificuldade levou a questionar a Deus quando Ele agiria para corrigir a situação, a resposta de Deus não era nada normal, Deus disse que usaria os caldeus como meio de correção de Judá, os caldeus eram notórios por sua crueldade (v.7) e estavam decididos a violência (v.9)

Existem momentos que não entendemos os caminhos de Deus, precisamos confiar em Seu caráter imutável, isso é exatamente o que Habacuque fez. Ele acreditava que Deus é um Deus de justiça, misericórdia e verdade (Sl 89:14). No processo, ele aprendeu a olhar para suas circunstancias através do caráter de Deus, ele concluiu: “O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas. ” (Hc 3:19)

Senhor, é fácil eu deixar minhas circunstancias mudar a forma como eu vejo Você, ajuda-me a lembrar que você é bom e fiel, mesmo quando eu não posso ver tudo e não posso entender como você está trabalhando.

Nossa situação pode parecer muito diferente do ponto de vista de Deus.

Texto extraído do Out Daily Bread, escrito por Poh Fang Chia e adaptado por Kaio Henrique