As 10 Qualidades De Uma Mulher Virtuosa

Por Kaio Henrique •  Atualizado: 28/04/20 •  7 min de leitura

Tornar-se uma mulher de Provérbios 31 – Mulher Virtuosa não é ser “perfeita”. É sobre viver a vida com propósito, zelo, perdão e arrependimento. Vamos dar uma olhada nas 10 qualidades da mulher de Provérbios 31 – Mulher Virtuosa abaixo.

É o fim de semana do dia das mães e o pastor está falando sobre as virtudes da mulher dos Provérbios 31 e, embora você deseje ser ela, sente que não há como viver de acordo com os padrões estabelecidos no capítulo de Provérbios.

Você fica sentada e pensa na sua manhã agitada, correndo, tentando preparar as crianças para a igreja a tempo, e ninguém consegue encontrar muito menos os sapatos no carro sem reclamar, reclamar e reclamar. Como você pode se tornar uma mulher virtuosa de Provérbios 31?

Oh, doce amiga, eu estive lá! Ser esposa e mãe é um trabalho árduo e, às vezes – talvez muitas vezes -, você se sente oprimido e frustrado e deseja poder fazer uma pausa.

Eu tenho boas notícias para você!

Tornar-se uma mulher virtuosa de Provérbios 31 não é tão difícil quanto você pensa. De fato, Provérbios 31 não é uma lista de verificação ou uma lista de tarefas. Em vez disso, é uma bela representação do que significa ser uma mulher virtuosa.

Deixe-me mostrar como é possível ser uma mulher virtuosa hoje – e meu palpite é que você já está no caminho de viver o propósito de Deus para sua vida. E é disso que se trata realmente Provérbios 31 – viver com propósito.

Provérbios 31 – A Mulher Virtuosa de Hoje

Muitas vezes, as mulheres acreditam que os Provérbios 31 não se aplicam realmente às nossas vidas modernas. Mas acredito que a Palavra de Deus resiste ao tempo, não é? A Palavra de Deus ainda é relevante hoje! Essas 10 virtudes das mulheres dos Provérbios 31 podem se aplicar hoje em dia sim, todos podemos ser mulheres virtuosas do Provérbios 31.

10 Qualidades da Mulher Virtuosa

O que Provérbios 31 significa para a mulher do século XXI?

A passagem de Provérbios 31 foi escrita há muito tempo. Então, quando você ler sobre como ela “Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca”, você pode sentir que as palavras não se aplicam à sua vida no século XXI. Quero mostrar-lhe como podemos dividir os versículos e como você pode viver cada versículo em sua própria vida.

  1. Fé. Ela ama Jesus de todo o coração. Uma mulher virtuosa serve a Deus com todo o seu coração, mente e alma. Ela busca Sua vontade para a vida dela e segue Seus caminhos. (Provérbios 31:26, Provérbios 31:29-31, Mateus 22:37, João 14:15, Salmo 119:15)
  2. Casamento. Ela é uma noiva fiel. Uma mulher virtuosa respeita o marido. Ela faz bem a ele todos os dias da sua vida. Ela é confiável e um ajudante. Mas antes de mais nada, ela é a noiva de Cristo. Você não precisa de um marido terreno para ser uma mulher virtuosa! (Provérbios 31:11-12, Provérbios 31:23, Provérbios 31:28, 1 Pedro 3, Efésios 5, Gênesis 2:18)
  3. Mãe. Ela é uma mãe amorosa e seus filhos a chamam de abençoada. Uma mulher virtuosa ensina aos filhos os caminhos de seu pai no céu. Ela nutre seus filhos com o amor de Cristo, os disciplina com cuidado e sabedoria e os treina no caminho que devem seguir. (Provérbios 31:28, Provérbios 31:26, Provérbios 22:6, Deuteronômio 6, Lucas 18:16)
  4. Saúde. Ela cuida de sua saúde física, mental e espiritual. Uma mulher virtuosa cuida de seu corpo. Ela prepara comida saudável para sua família. (Provérbios 31: 14-15, Provérbios 31:17, 1 Coríntios 6:19, Gênesis 1:29, Daniel 1, Levítico 11)
  5. Serviço. Ela serve aos outros com amor e bondade. Uma mulher virtuosa serve ao marido, à família, aos amigos e aos vizinhos com um espírito gentil e amoroso. Ela é caridosa. (Provérbios 31:12, Provérbios 31: 15, Provérbios 31:20, 1 Coríntios 13:13)
  6. Mordomia. Ela é uma administradora sábia dos dons que Deus lhe deu. Uma mulher virtuosa gasta dinheiro com sabedoria. Ela tem o cuidado de comprar itens de qualidade que sua família precisa. (Provérbios 31:14, Provérbios 31:16, Provérbios 31:18, 1 Timóteo 6:10, Efésios 5:23, Deuteronômio 14:22, Números 18:26)
  7. Trabalho. Ela é trabalhadora e trabalha com mãos dispostas. Uma mulher virtuosa trabalha de bom grado com as mãos. Ela canta louvores a Deus e não resmunga enquanto completa suas tarefas. (Provérbios 31:13, Provérbios 31:16, Provérbios 31:24, Provérbios 31:31, Filipenses 2:14)
  8. Cuidadora. Ela é uma boa administradora de sua casa. Uma mulher virtuosa é dona de casa. Ela cria uma atmosfera convidativa de calor e amor para sua família e convidados. Ela usa a hospitalidade para ministrar às pessoas ao seu redor. (Provérbios 31:15, Provérbios 31:20-22, Provérbios 31:27, Tito 2:5, 1 Pedro 4:9, Hebreus 13:2)
  9. Tempo. Ela passa seu tempo naquilo que é bom. Uma mulher virtuosa usa seu tempo com sabedoria. Ela trabalha inteligentemente para concluir suas tarefas diárias. Ela não gasta tempo pensando naquelas coisas que não agradam ao Senhor. (Provérbios 31:13, Provérbios 31:19, Provérbios 31:27, Eclesiastes 3, Provérbios 16:9, Filipenses 4:8)
  10. Beleza. Ela é criativa e abraça a beleza e a piedade. Uma mulher virtuosa é uma mulher de valor e beleza. Ela tem a beleza interior que só vem de Cristo. Ela usa sua criatividade e senso de estilo para criar beleza em sua vida e na vida de seus entes queridos. (Provérbios 31:10, Provérbios 31:21-22, Provérbios 31:24-25, Isaías 61:10, 1 Timóteo 2:9, 1 Pedro 3:1-6)

Você está começando a ver como pode aplicar esses versículos à sua vida? Acredito que sim! Ver a Palavra de Deus ganhar vida é muito emocionante para mim!

mulher virtuosa com braços para cima em um por do sol

Quem é a mulher de Provérbios 31?

Não estamos falando da mãe perfeita do Pinterest. {Quem é ela afinal?} Ou a esposa perfeita. {Nunca vai acontecer.} Ou a mulher cristã perfeita. {Ela não existe.} Estamos falando de uma mulher que sabe a quem ela pertence e toda boa obra vem de viver uma vida fiel, guiada pelas Escrituras.

Provérbios 31:30 diz: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada ” Ela não merece elogios por causa do que faz, mas por causa de como faz.

Lembre-se, todos ficaram aquém da glória de Deus. Você não precisa buscar a perfeição. De fato, buscar a perfeição fará com que você se sinta vazia uma e outra vez. Deus tornou cada um de nós único.

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10

Você pode ser uma mulher de Provérbios 31 – você simplesmente precisa acreditar que Jesus é o Filho de Deus, que Ele veio e morreu por você para que você tenha a vida eterna e peça a Ele que perdoe seus pecados. Então, ame-O com todo o seu coração, mente e alma!

“… Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua mente.” Mateus 22:37

Este é um texto de Melissa Ringstaff traduzido e adaptado para português

Kaio Henrique

Tenho 28 anos, sou da igreja Por Amor em São Caetano, participo efetivamente do ministério infantil. Entendo que meu chamado é servir onde estou e onde for levado